Mundo curioso
Ilha de Cobras, Santuário e Cofre de Sementes: veja os 9 lugares do mundo em humanos são proibidos de acessar
Alguns desses locais estão protegidos das ações humanas, enquanto outros representam um perigo para a humanidade
Geral | 03 de Junho de 2024 as 16h 19min
Fonte: O Globo

Existem diversos lugares ao redor do mundo que despertam a curiosidade por serem inacessíveis ao público em geral, seja por motivos de segurança, restrições legais, proteção ambiental ou razões culturais e religiosas. Esses locais misteriosos e protegidos mantêm-se fechados aos olhos curiosos, e guardam segredos que poucos têm permissão de desvendar.
Cada um desses lugares tem suas próprias razões para permanecer fora do alcance humano, o que acaba por preservar seus mistérios e histórias. Veja abaixo quais são:
Ilha da Queimada Grande (Brasil)
Localizada a cerca de 35 quilômetros do litoral do estado de São Paulo e conhecida como a “Ilha das Cobras” este lugar está infestado com a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis). A espécie é endêmica, ou seja, encontrada apenas nesta ilha, e seu veneno é tão potente que pode causar necrose em humanos rapidamente.
Devido à alta densidade dessas serpentes, estimada em cerca de uma cobra por metro quadrado, a ilha é considerada extremamente perigosa para visitas humanas. Além disso, o isolamento geográfico da ilha contribuiu para a evolução dessa espécie única, que se alimenta principalmente de aves migratórias.
A câmara global de sementes de Svalbard (Noruega)
Conhecida como o “Cofre do Fim do Mundo”, esta instalação armazena uma grande variedade de sementes de todo o mundo como um seguro contra a perda de biodiversidade. O acesso é restrito apenas a pessoal autorizado e cientistas, garantindo a segurança e conservação das sementes armazenadas.
Câmara Global de Sementes de Svalbard, localizada na Noruega, tem como objetivo preservar a diversidade genética das plantas de cultivo mais importantes do mundo — Foto: ANNA-KARIN NILSSON/EXPTT NYHETSBYRÅNTT News Agency via AFP
O cofre foi inaugurado em 2008 e é projetado para resistir a desastres naturais e provocados pelo homem, como guerras nucleares e mudanças climáticas extremas. Suas paredes grossas e localização em uma montanha garantem proteção contra terremotos, inundações e outros eventos catastróficos. Além disso, as baixas temperaturas da região ajudam a conservar as sementes a longo prazo.
Santuário de Ise (Japão)
O Santuário de Ise é um dos mais sagrados na religião xintoísta e é dedicado à Amaterasu, a deusa do sol e antepassada da família imperial japonesa. O santuário é um local de profunda reverência espiritual e cultural.
Santuário de Ise é um dos mais sagrados na religião xintoísta e é dedicado à Amaterasu, a deusa do sol e antepassada da família imperial japonesa — Foto: Reprodução/jrailpass
Apenas os sacerdotes e sacerdotisas xintoístas de alto escalão, assim como os membros da família imperial japonesa, podem entrar na parte mais interna do santuário. Os visitantes comuns só podem ver as estruturas exteriores.
Caverna de Lascaux (França)
Descoberta em 1940, a Caverna de Lascaux abriga algumas das pinturas rupestres pré-históricas mais importantes do mundo.
Caverna de Lascaux, na França, abriga algumas das pinturas rupestres pré-históricas mais importantes do mundo — Foto: DE LAGASNERIE / HEMIS.FRhemis.frHemis via AFP
Devido à degradação causada pelo turismo e pela presença humana, as autoridades francesas fecharam a caverna ao público em 1963. Apenas um grupo muito reduzido de cientistas e pesquisadores tem acesso limitado para preservar as pinturas.
Ilha Sentinela do Norte (Índia)
Localizada no Oceano Índico, a Ilha Sentinela do Norte é lar da tribo Sentinelese, um dos povos mais isolados do mundo.
Localizada no Oceano Índico, a Ilha Sentinela do Norte é lar da tribo Sentinelese, um dos povos mais isolados do mundo. — Foto: Reprodução
As autoridades indianas proibiram qualquer contato com essa tribo para proteger seu modo de vida e evitar a introdução de doenças externas. Tentativas de se aproximar da ilha foram recebidas com hostilidade, e houve relatos de ataques aos visitantes.
Localizada no Oceano Índico, a Ilha Sentinela do Norte é lar da tribo Sentinelese, um dos povos mais isolados do mundo. — Foto: Reprodução
Tumba de Qin Shi Huang (China)
A Tumba de Qin Shi Huang, localizada em Xi’an, China, é o mausoléu do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, famoso por seu exército de terracota.
A Tumba de Qin Shi Huang, localizada em Xi’an, China, é o mausoléu do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, famoso por seu exército de terracota. — Foto: Reprodução/X
A tumba principal do imperador permanece selada e inexplorada devido a preocupações com a conservação e aos riscos potenciais que as técnicas de escavação atuais representam.
Sala 39 (Coreia do Norte)
A Sala 39, também conhecida como Escritório 39, é uma entidade secreta e clandestina do governo da Coreia do Norte, criada na década de 1970.
Jatos voando durante desfile militar da Coreia do Norte em 8 de fevereiro de 2023 pelos 75 anos de fundação das forças armadas do país — Foto: KCNA VIA KNS / AFP
Acredita-se que esta organização opere sob a direção do Partido dos Trabalhadores da Coreia.
Ilha Poveglia (Itália)
A Ilha Poveglia, situada na lagoa de Veneza, Itália, é conhecida por sua história sombria e sua reputação como um dos lugares mais assombrados do mundo.
A Ilha Poveglia, situada na lagoa de Veneza, Itália, é conhecida por sua história sombria e sua reputação como um dos lugares mais assombrados do mundo — Foto: HAUSER PATRICE / HEMIS.FR/ hemis.fr/Hemis via AFP
Durante o século XIV, a ilha foi usada como local de quarentena para os doentes de peste bubônica, e mais tarde, no século XIX, tornou-se um hospital psiquiátrico onde se praticavam tratamentos cruéis e experimentais.
A Caverna de Altamira (Espanha)
A Caverna de Altamira, conhecida por suas impressionantes pinturas rupestres pré-históricas, tem um regime de acesso controlado e muito limitado que permite um máximo de cinco pessoas por semana, somando um total de 260 visitantes por ano, conforme estabelecido pelo Conselho do Museu.
Caverna de Altamira, na Espanha — Foto: Reprodução
Para acessar a caverna, utiliza-se um sistema de agendamento prévio gerido por uma lista de espera. Atualmente, essa lista de espera está fechada e não são aceitas novas solicitações.
Notícias dos Poderes
Mais de 40 deputados e senadores caem em golpe de homem que se passava por um deles
Prejuízo ultrapassou R$ 40 mil, segundo Polícia Civil. Suspeito atuava há quase um ano; ele não foi preso.
20 de Março de 2025 as 14h01Com sucesso na mobilização do público, campanha Leão Amigo do Idoso e da Criança é lançada em Sinop
20 de Março de 2025 as 13h56Pastor faturou R$ 1,5 mi por mês com extorsão a comerciantes de água mineral em Cuiabá e VG
20 de Março de 2025 as 13h39Vigia Mais MT conta com mais de 11,6 mil câmeras integradas à segurança pública em 126 municípios
Programa prevê também a instalação das câmeras por meio da assinatura de termo de cooperação com entidades jurídicas ou pessoas físicas
20 de Março de 2025 as 09h42Piloto adolescente morre em colisão frontal com carreta em MT
Adolescente pilotava motocicleta que colidiu frontalmente com veículo de carga
20 de Março de 2025 as 09h37Ladrão atira nas costas de motociclista durante assalto e notebook na mochila impede ferimento grave na vítima
Vítima de 35 anos foi abordada por cinco homens na Rua Capitão Mor Rodrigues de Almeida, no bairro Jaguara, Zona Oeste de São Paulo, nesta terça-feira (18)
20 de Março de 2025 as 07h33Prefeitura paga o preço de 2 carros para alugar 3
Veículos alugados serão utilizados como viaturas pela Guarda Municipal
19 de Março de 2025 as 17h22TCE-MT aponta direito de servidores à devolução de contribuição previdenciária cobrada indevidamente
O apontamento foi feito em revisão da Resolução de Consulta nº 35/2010, aprovada na sessão ordinária do último dia 11.
19 de Março de 2025 as 16h51