Sinop
Igreja inicia comemorações a Santo Antônio
Geral | 10 de Junho de 2015 as 15h 08min
A partir desta quarta-feira, dia 10 de junho, a comunidade católica e todo povo de Sinop é convidado a preparar-se para celebrar o dia de Santo Antônio, um dos santos mais queridos da Igreja Católica, festejado em 13 de junho (sábado). Trata-se da celebração do padroeiro da cidade de Sinop e da Paróquia Santo Antônio. Por isso serão realizadas missas na Igreja Santo Antônio, sempre as 19:30 horas, nos dias 10, 11 e 12. No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio teremos a MISSA SOLENE DO PADROEIRO DE SINOP, rezada pelo Bispo Dom Gentil Delarazi, com a benção e a distribuição do pão de Santo Antônio, as 18 horas, na Praça da Bíblia.
A celebração do padroeiro é um marco de fé na vida do povo de Sinop, desde o início da sua colonização, que com a chegada dos primeiros colonizadores, veio também à experiência de devoção neste grande Santo evangelizador, Santo Antonio. A festa do padroeiro além de ser uma celebração de fé é ainda uma celebração cultural para manter viva esta expressão de fé e identidade do povo de Sinop.
As celebrações de Santo Antônio serão em comunhão com o Ano da Paz, pedindo a paz para as nossas famílias, a nossa cidade e o mundo inteiro, com os seguintes temas para cada dia:
Dia 10 - Santo Antônio e a Santificação das Famílias – com a benção especial das famílias presentes;
Dia 11 - Santo Antônio e a Missão Evangelizadora que nasce da Palavra de Deus – com a benção do envio, com a Palavra de Deus, para todos assumam os evangelizares;
Dia 12 - Santo Antônio, a Compaixão e a Caridade que brota do coração de Jesus – com a benção dos namorados. Neste 3º dia do Tríduo todos estão convidados a doarem alimentos, não perecíveis, que serão partilhados com os mais necessitados a exemplo de Santo Antônio, homem caridoso.
Dia 13 – Missa solene na Praça da Bíblia com a benção e a distribuição do pão de Santo Antônio, todos são convidados a vestirem branco simbolizando o Ano da Paz.
Santo Antônio em Sinop
A missa de fundação de Sinop aconteceu no dia 14 de setembro de 1974, rezada por Dom Henrique Froelich.
Na ocasião o pioneiro e devoto de Santo Antônio, Ênio Pipino, trouxe a imagem do Santo para que Sinop fosse protegida, assim como ele se sentia.
A imagem de Santo Antônio foi então colocada na capelinha (atual Igreja), onde permanece até hoje.
Em 1983, o então prefeito, Geraldino Dal’Maso instituiu, através da Lei 031, os feriados municipais, e entre eles, 13 de junho, quando se comemora o Dia de Santo Antônio, padroeiro do Município de Sinop.
(FONTE: Luis Erardi - Casa da Cultura de Sinop)
História de Santo Antônio
Santo Antônio nasceu no dia 15 de agosto de 1.195 em Lisboa/ Portugal e foi batizado como Fernando Bulhões.
Homem simples, levava uma vida dedicada a orações e privações em busca do crescimento espiritual, teólogo, místico, milagreiro e sobretudo foi um notável orador.
Santo Antônio de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano.
No ano de 1221 fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador.
Faleceu do dia 13 de junho de 1.231 em Pádua/ Itália, onde foi sepultado na Basílica de Santo Antônio. A sua fama de santidade levou-o a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer.
Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Palavra do Santo: “A esperança é a expectativa dos bens futuros... ao desesperado falta a coragem para progredir”.
Notícias dos Poderes
Acidente fatal na BR-163 deixa uma vítima entre Sinop e Itaúba
21 de Maio de 2025 as 23h15Cícero Moraes celebra marco de 190 palestras durante apresentação na FENEG
21 de Maio de 2025 as 21h24Justiça aceita recuperação judicial do Grupo Safras por dívidas de R$ 1,7 bilhão
21 de Maio de 2025 as 19h07Irmãos são presos em flagrante por manter corpo de pai por pelo menos 6 meses dentro de casa no RJ
Denúncia foi feita por vizinhos, que alegam não ver o idoso há vários meses. Dupla foi presa por ocultação de cadáver, mas polícia ainda apura circunstâncias da morte
21 de Maio de 2025 as 17h56Lobista de MT preso por corrupção contrata novo advogado: 'não há delação'
Informações de celular de advogado morto em MT deu início às investigações
21 de Maio de 2025 as 12h48