Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 08 de Dezembro de 2023

Menu

Fortalecimento de vínculos

Idosos dos CRAS participam de palestra e terão manhã com cinema itinerante nesta quinta-feira (13)

A ação tem o objetivo de estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários entre eles, aumentando o bem estar e qualidade de vida

Geral | 11 de Julho de 2023 as 13h 11min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

Foto: Assecom

A Prefeitura de Sinop reconhece que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida, por isso, continua investindo em ações de lazer que contemplem o público idoso do município. Dessa forma, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação está preparando uma manhã especial e diferenciada com cinema itinerante para cerca de 250 idosos participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A programação será na quinta-feira (13), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, a partir das 8h. Haverá ônibus para fazer o transporte dos participantes e da equipe técnica de cada unidade. 

Cada um dos quatro CRAS, Boa Esperança, Menino Jesus, Jardim Paulista e Jardim das Palmeiras, deve levar em média 50 idosos para assistir ao filme “Meu Pai”, o qual relata a história de um senhor de 81 anos que lida com os reflexos causados pelos princípios de Alzheimer em sua vida. Essa manhã de cinema tem o objetivo de estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários entre eles, aumentando o bem estar e qualidade de vida. Depois do filme os participantes também terão um momento de lanche. 

Outras programações direcionada ao público idoso das unidades antecederam o dia do cinema itinerante, nas últimas semanas a Psicóloga Gláucia Gomes passou por todos os CRAS ministrando a palestra ‘Os atuais desafios da saúde mental para a pessoa idosa’, proporcionando um momento de escuta e debate sobre temas como: O que é ser idoso? Quais os desafios da terceira idade? As fases da vida; Estatuto do Idoso e Direitos da pessoa idosa. 

Para a psicóloga um dos desafios atuais da sociedade é mostrar que a velhice não é uma doença. “Os idosos participaram muito bem do momento, a ênfase da palestra foi destacar principalmente que a terceira idade não é sinônimo de doença, para que eles tenham consciência plena disso. Muitos deles são super ativos em suas vidas, apesar das limitações da terceira idade, eles têm uma experiência e história de vida que os jovens não tem, isso deve ser levado em conta”, considerou Gláucia.  

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso de Sinop e por esse motivo também se tornou um agente fundamental que contribui na luta pela garantia dos direitos fundamentais da pessoa idosa e ajuda a identificar possíveis casos de violência. Esse trabalho é feito diariamente, por meio das quatro unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos grupos de convivência, nas oficinas de musicalização, costura criativa, crochê e pintura em tecido e outras. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua com apoio psicossocial quando ocorre situações de violação de direitos.