Gafe
IBGE troca siglas, inverte MT por MS e apaga Acre de mapa da Amazônia Legal
Falha consta em documento elaborado pelo instituto em 2024. Mapa foi retirado do site do órgão nesta terça-feira (22)
Geral | 22 de Julho de 2025 as 14h 30min
Fonte: Redação G1-MT

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trocou as siglas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no mapa que mostra a Amazônia Legal. Além da inversão, o instituto não inclui a sigla do Acre, citando apenas a capital Rio Branco.
A falha do IBGE reforça a 'confusão histórica' que ocorre com o nome dos dois estados, desde a divisão de Mato Grosso e criação de Mato Grosso do Sul, em 1977.
O documento, produzido em 2024, estava disponível até esta terça-feira (22), mas já foi removido do site do órgão.
O g1 entrou em contato com o IBGE, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Com mais de 5 milhões de Km², a Amazônia Legal - que não contempla Mato Grosso do Sul - corresponde a 59% do território nacional, abrangendo 773 municípios em 9 estados brasileiros:
- Acre
- Amazonas
- Roraima
- Pará
- Amapá
- Tocantins
- Mato Grosso
- Maranhão
Conforme o IBGE, na Amazônia Legal residem 56% da população indígena brasileira. O conceito foi instituído em 1953 com o objetivo de planejar o desenvolvimento econômico da região.
Piores índices
Um estudo divulgado pelo Imazon, que analisou indicadores sociais e ambientais para entender como vivem as pessoas no país, mostra que as dez cidades com pior qualidade de vida no Brasil estão na Amazônia Legal.
No ranking, o Pará tem o maior número de cidades entre as top 10, com sete das dez cidades. O estado recebe este ano a Conferência Mundial do Clima, a COP 30, que vai debater as mudanças climáticas com representantes do mundo todo. A expectativa do país é fazer o debate em meio a Amazônia, mas vem sendo pressionado com a situação ambiental e indígena.
Notícias dos Poderes
Tribunal de Contas mantém suspensão de concurso público denunciado por prefeito em MT
16 de Outubro de 2025 as 06h42Governo do Estado anuncia a BRB Stock Car no moderno autódromo de MT
16 de Outubro de 2025 as 07h00Turista é multada em R$ 10 mil por tocar em tartaruga-marinha em Fernando de Noronha
15 de Outubro de 2025 as 17h12Em incêndio, mulher se pendura no ar-condicionado e salva mãe e filha
A mulher teve teve 90% do corpo queimado e está em estado grave no hospital.
15 de Outubro de 2025 as 16h46Duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop recebe prêmio nacional nesta quinta-feira (16)
Obra foi destravada após o Governo de Mato Grosso assumir a concessão da rodovia
15 de Outubro de 2025 as 14h39Juiz obriga Bradesco a indenizar família que comprou casa em leilão viciado
Venda de imóvel foi anulada anos depois porque banco não seguiu as regras do próprio leilão
15 de Outubro de 2025 as 14h39Zuquim anuncia sessão em novembro e quer diálogo sobre nomes
Tribunal de Justiça vai reduzir lista sêxtupla da OAB-MT para 3 nomes; escolha final é de Mauro Mendes
15 de Outubro de 2025 as 11h26