Nota de repúdio
IAMAT publica nota de repúdio à prisão ilegal dos advogados Rodrigo Marinho e Marcio Camargo
Geral | 24 de Janeiro de 2023 as 17h 13min

Confira abaixo a nota na íntegra:
O IAMAT - INSTITUTO DOS ADVOGADOS MATOGROSSENSES, associação de profissionais graduados em direito que tem, dentre, dentre seus objetivos estatutários, o de colaborar por todos os meios admissíveis para manutenção e aperfeiçoamento da ordem jurídica legítima e democrática, a defesa do estado democrático de direito e ABA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS, cuja finalidade é promover a integração dos advogados associados, no Brasil e no exterior, visando a consolidação das boas relações, cooperação e amizades entre os membros da entidade. fazem uso da presente para manifestar o REPÚDIO à prisão ilegal dos advogados Rodrigo Marinho e Marcio Camargo, realizada por policiais militares na madrugada de 24 de janeiro de 2023.
De acordo com as narrativas trazidas pela mídia/sites de notícia, os profissionais realizavam seu mister no bairro Pedregal, quando foram abordados pelos policiais de forma violenta e arbitrária resultando na condução dos dois profissionais até a Central de Flagrantes do Verdão. Foram expostos vídeos em grupos de WhatsApp nos quais demonstram a forma desrespeitosa com que os policiais conduziram os profissionais que ora desempenhavam seu labor. A Constituição Federal garante no artigo 5º, o livre exercício da profissão e o Estatuto da Advocacia reforça a garantia da ampla defesa, sendo esta uma das prerrogativas do(a) advogado(a).
O exercício pleno desses direitos somente é possível dentro de um ambiente democrático, propício ao bom debate acompanhado da tolerância, respeito e ética. Para tanto, as liberdades acima citadas e garantidas pela constituição federal devem ser preservadas em sua totalidade e JAMAIS flexibilizadas e/ou relativizadas. Como cediço, a arbitrariedade é inimiga da liberdade, motivo pelo qual não fora citada em nenhuma linha da nossa carta magna. Na terra onde se planta liberdade com adubo de arbitrariedade, pode-se colher qualquer fruto, menos DEMOCRACIA.
A verdade é que são necessárias ações mais contundentes, na direção de prevenir esses casos, e para isso necessário se faz uma cooperação institucional entre a entidade de classe e os representantes dos três poderes no Estado. É necessário separar o joio do trigo, pois os bons profissionais não podem pagar pelos que comentem irregularidade, no entanto, é preciso punir com rigor quem age em afronta a legislação, não deixando as autoridades constituídas, com o sabor da impunidade na boca.
Noticiou-se na mídia e redes sociais que a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de MT, se fez presente no local e manifestou sobre o caso. Nessa esteira, aguarda-se pela adoção das medidas legais rígidas, livres e independentes para resolução do caso em comento.
Não seria fora de propósito destacar que o artigo 133 da Constituição Federal reserva o conceito de que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Por este motivo, o desempenho da profissão deve ser respeitado na sua integralidade.
Por fim, convém trazer à baila o conceito de democracia sugerido por Abraham Lincoln, qual seja: “A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.” Em assim sendo, repudia-se toda e qualquer tentativa de fazer calar a VOZ de um povo que muito lutou para conquistar o direito de exercer livremente a sua profissão e, em muitos momentos, o(a) advogado(a) é o(a) interlocutor(a) dessa VOZ que clama por JUSTIÇA.
INSTITUTO DOS ADVOGADOS MATOGROSSENSES– IAMAT
Pedro Paulo Peixoto da S. Junior
Presidente
ABA- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADVOGADOS
Fabiana Curi
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21