Sinop
Hospital Santo Antônio vai fechar a maternidade SUS
Dentro de 8 dias, entidade paralisará os atendimentos de obstetrícia e nefrologia via SUS
Geral | 22 de Novembro de 2017 as 12h 18min
Fonte: Jamerson Miléski

A única unidade hospitalar de Sinop que realiza partos através do SUS (Sistema Único de Saúde), paralisará esse serviço a partir do dia 1º de dezembro. Em uma nota expedida na manhã desta quarta-feira (22), a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, gestora do Hospital Santo Antônio comunicou que suspenderá os atendimentos de Obstetrícia e Nefrologia via SUS.
Conforme a entidade, a decisão foi comunicada ao Governo do Estado através de ofício protocolizado no dia 17 desse mês. A Fundação alega que a falta de regularidades dos repasses financeiros referente ao contrato firmado para a gestão do Hospital Regional de Sinop refletiram, diretamente, na saúde financeira do atendimento, via SUS, do Hospital Santo Antônio, mantido pela mesma Fundação. “A falta de compromisso com o cumprimento dos repasses, que gerou várias ações na Justiça do Trabalho e a improbidade administrativa durante a intervenção com o não recolhimento de Tributos (impostos), gerando inadimplência junto ao Fisco, impede ações de melhoria na área da saúde no Hospital Santo Antonio. Tudo isso acarreta uma grande insegurança jurídica e uma significativa redução do quadro de médicos dispostos a atender pelo SUS”, relata em nota.
Além dos atrasos no contrato já extinto do Hospital Regional, a fundação alega ter valores pendentes no contrato com o Hospital Santo Antônio. Os repasses estariam atrasados desde o mês de julho e irregulares desde o mês de maio desse ano. Com a paralisação das atividades, todos os pacientes que fazem hemodiálise via SUS terão que buscar outra unidade de referência. A maternidade do hospital realiza atualmente 200 partos por mês, através do SUS. “A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop lamenta mais essa decisão e sofre, mais uma vez, junto com a população de Sinop com a falta de respeito e atenção pela saúde pública, pois sabe que saúde é direito de todos e dever do Estado, mas que preza pela imagem da Fundação que foi constituída há 25 anos e sempre primou pela legalidade”, relata a entidade.
O Hospital Santo Antônio é considerado uma entidade filantrópica, justamente pelos procedimentos que realiza através do SUS, tendo os benefícios de isenção fiscal devido ao título.
Partos no Regional
Essa proposta já havia sido apresentada pelo interventor, Manoelito Rodrigues, no final de 2014, quando a Fundação foi afastada da gestão do Hospital Regional. Manoelito pretendia estabelecer uma ala de ginecologia e obstetrícia no Regional, capaz de absorver todas as gestantes usuárias do SUS.
Na época, o interventor alegava que o Hospital Regional foi construído para ter esse serviço, uma vez que o projeto original descrevia 3 salas de cirurgia e 2 salas de parto, além de uma sala grande, voltada para a Rua das Amendoeiras, onde a intervenção chegou a iniciar a construção de uma recepção para as gestantes. Como o serviço foi devolvido para a Fundação, a entidade suspendeu a implantação da ala de obstetrícia, concentrando esses serviços no Hospital Santo Antônio, também de sua gestão.
O Estado ainda não se manifestou sobre o assunto. Uma das opções seria absorver esse serviço dentro do Hospital Regional, repassando essa função para a nova OSS que assumirá a unidade.
Notícias dos Poderes
Homem morre atropelado pela própria esposa após mulher confundir os pedais do carro
Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Rua Monte Belo, no bairro Industrial São Luiz, em Contagem, na Grande BH
15 de Agosto de 2025 as 15h05SES apura se empresas contratadas fizeram exames com Bioseg: 'exigiremos que todos eles sejam refeitos'
Laboratório foi interditado após operação Contraprova, da Polícia Civil
15 de Agosto de 2025 as 13h58Eletrobras inicia rebaixamento controlado do nível do reservatório da UHE Colíder
Classificação de segurança da usina, adquirida da Copel em 30 de maio de 2025, passou de “atenção” para “alerta”
15 de Agosto de 2025 as 11h07Menino de 3 anos morre afogado em piscina de residência no interior de MT
15 de Agosto de 2025 as 09h55Saiba quem são os empresários alvos de operação; um foi preso
Laboratório foi alvo de operação nesta sexta-feira pela suspeita de falsificar resultados de exames
15 de Agosto de 2025 as 09h51Justiça manda suspender festa do peão em MT por gastos públicos de mais de R$ 2 milhões
15 de Agosto de 2025 as 07h58Idoso fica 1h sem sinais vitais, e é reanimado após ter óbito atestado por dois médicos na BA
Equipe de funerária estava a caminho da unidade de saúde para buscar o corpo, quando foram notados sinais vitais
14 de Agosto de 2025 as 22h30PGR não vê envolvimento de desembargadores em fraudes no TJMT e pede volta à 1ª instância
ubprocuradora-geral da República pediu que inquérito relativo à Operação Sepulcro Caiado volte a tramitar junto à primeira instância ante a ausência de elementos que indiquem envolvimento de desembargadores em fraudes investigadas
14 de Agosto de 2025 as 19h40