Avanços na saúde
Hospital municipal poderá ser concretizado, ainda, este ano
O hospital está em fase de abertura do processo licitatório
Geral | 12 de Janeiro de 2023 as 12h 24min
Fonte: Karoline Kuhn / Luciano André - Assecom

A Prefeitura de Sinop começou o ano de 2023 com excelentes novidades na área da saúde pública. Cada vez mais próximo de se tornar realidade, o hospital municipal já está em fase de abertura do processo licitatório, o que siginifica que a empresa vencedora será conhecida e, por conseguinte, dará início à obra de construção, ainda no primeiro semestre deste ano.
“Já está quase tudo pronto para licitarmos e iniciar a construção do hospital”, pontua o chefe do Executivo, prefeito Roberto Dorner, ao informar que o hospital será instalado no bairro Vila Itália (região do bairro Menino Jesus) e deverá contar com cerca de 60 leitos.
A construção de uma nova unidade hospitalar é um projeto que o prefeito Roberto Dorner defende desde o início de sua gestão e que, segundo ele, começa a tomar forma. “Quando assumimos a Prefeitura, não tinha nenhum projeto pronto. Fizemos o projeto e as coisas começaram a acontecer”, lembra Dorner ao pontuar que um projeto é o primeiro passo para a captação de recursos para uma obra pública, por exemplo.
Segundo o gestor, a celeridade da obra está, justamente, na sua forma de construção que deverá ser no sistema modular. “Nós vamos entregar essa obra, ainda, em 2023, se Deus quiser! O projeto já está pronto. Se fosse projeto de alvenaria, a construção levaria de dois a três anos para ser finalizada”, destaca o prefeito. Além do setor de hotelaria [leitos de internação] que deverão ser em torno de 60, a unidade contará, também, com 04 salas cirúrgicas.
Aproximadamente R$ 30 milhões devem ser investidos nesta obra que, quando pronta, dará mais suporte nos serviços de saúde do município, desafogando, assim, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) que, originalmente é voltada para atendimentos de urgências e emergências, mas que atualmente, registra internações de pacientes que aguardam por vagas em hospitais regionais do Estado.
Avanços
Além da construção da nova unidade hospitalar de Sinop, Dorner destacou que continuará buscando por melhorias na saúde pública do município. “Nós estamos lutando para sair, no hospital Santo Antônio, mais 10 leitos UTI neonatal para atender as crianças [via SUS], uma vez que os poucos leitos que têm em Sinop precisam dar suporte para todas as cidades do norte e médio norte de Mato Grosso”.
A busca é por mais leitos de UTI Neonatal (destinado a crianças com até 28 dias) e pediátricas (para crianças a partir de um mês até 12 anos), para atender os usuários do Sistema Único de Saúde. Em agosto do ano passado, por exemplo, Dorner levou o tema até a Assembleia Legislativa [AL-MT] em busca de apoio e solução. O assunto também foi pauta de reunião em um encontro de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso.
Além da busca por mais leitos de UTI para as crianças, Roberto Dorner ressaltou que continuará trabalhando por melhorias, como nas unidades básicas de saúde. “Demos um passo importante e estamos reformando várias UBS’s”, lembrou. Em 2022, pelo menos 10 UBS’s passaram por adequações; o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ganhou nova sede e teve o porte elevado para nível 2; também foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi); a Central Municipal de Regulação foi reformada e, o Centro de Referência em Combate à Hanseníase e Turberculose de Sinop foi para um novo e amplo espaço, por exemplo.
“A saúde melhorou bastante, mas ainda tem muito o que ser feito! Estou orgulhoso, mas não estou contente, porque preciso que melhore ainda mais. A cidade de Sinop merece. É um povo trabalhador, que realmente faz a diferença. Então, temos que ter uma saúde digna a toda população”, ressaltou, lembrando que no ano passado, o setor da saúde recebeu o primeiro lugar no pilar saúde e bem estar do prêmio Band Cidades Excelentes (etapa estadual), a certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e, também, o selo Ouro de boas práticas rumo a eliminação da sífilis congênita, sendo esses dois últimos concedidos pelo Governo Federal.
Notícias dos Poderes
De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14Anos 90, Sinop atinge a maioridade sem os pais fundadores
Na década de 90 a rede elétrica chega e a cidade “desmama” da Colonizadora Sinop
13 de Setembro de 2025 as 00h13Anos 80: exercitando a democracia e a civilidade
Na década de 80 Sinop fez política, viu a comunicação chegar e o sonho do etanol evaporar
13 de Setembro de 2025 as 00h12O início de tudo e a primeira década de Sinop
Nesse primeiro texto da série vamos abordar o passado antigo da região e os primeiros anos da nova cidade
13 de Setembro de 2025 as 00h11Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21