Comunidade
Horta comunitária fortalece vínculos, gera conhecimentos e troca de experiências entre mulheres
O projeto da Horta Comunitária é uma iniciativa da Prefeitura de Sinop, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação
Geral | 19 de Julho de 2023 as 14h 19min
Fonte: Mylene Dias - Assecom

A horta comunitária do CRAS Menino Jesus é cultivada por mulheres que fazem parte do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (GCFV) da unidade. Diariamente, elas cultivam verduras e hortaliças variadas, como alface, almeirão, rúcula, couve, rabanete, beterraba, coentro, salsinha, manjericão e outras. Além disso, aprendem técnicas de manejo da horta, recebem dicas de produção orgânica e sustentável e de como empreender, isso por meio das orientações do Projeto “Sinop Orgânico”, parceiro da secretaria de Assistência Social,Trabalho e Habitação, e também trocam experiências e ensinamentos durante um encontro mensal, o Café com Prosa.
Nesta quarta-feira (19), o Café com Prosa recebeu a extensionista social da Empaer, Daisy Ferraz, para um bate papo com as participantes da horta sobre os benefícios e propriedades funcionais das ervas aromáticas e especiarias. Durante o encontro elas relataram suas experiências com o uso desses condimentos na culinária, seja nas formas de temperos diversos, a exemplo do curry em pó, alecrim, açafrão da terra, gengibre, e as ervas finas, bem como em chás e no preparo de outros alimentos.
O projeto da Horta Comunitária é uma iniciativa da Prefeitura de Sinop, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, para proporcionar fortalecimento de vínculos comunitários e sociais entre os usuários do CRAS. Esse tipo de atividade ainda promove a qualidade de vida e mais dignidade aos integrantes, tendo em vista que o participante é ouvido durante as trocas de ideias no dia a dia do cultivo da horta, o que reforça a consciência de pertencimento ao espaço social. Liderado pelo engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz, o Projeto Sinop Orgânico também contribui positivamente na horta comunitária, por meio do fornecimento de conhecimento técnico que esclarece as dúvidas das participantes.
As palestras e rodas de conversa são sempre uma oportunidade para o Grupo de Convivência ampliar os conhecimentos sobre a atividade desenvolvida, tirar dúvidas e aprender sobre os processos de adubação, cultivo, compostagem e outros assuntos. “A comunidade é beneficiada com o que produz aqui, todos os alimentos produzidos são destinados às famílias que trabalham no cultivo. Nossa ideia principal é que elas aproveitem toda orientação passada pelos técnicos, pratiquem aqui e façam em casa também para atender a família e talvez até comercializar”, destacou o coordenador da unidade, Anderson Marcelo Dilkin.
Notícias dos Poderes
STF mantém prisão de morador de MT condenado por tentar explodir o aeroporto de Brasília
07 de Julho de 2025 as 20h07Decreto da Assembleia Legislativa suspende atividades da Capital Consig em MT
Empresa é alvo de denúncias por descontar juros abusivos das contas de servidores estaduais
07 de Julho de 2025 as 16h36China firma acordo para 'rasgar' Brasil com ferrovias
Acordo estuda a viabilidade de um corredor ferroviário, ligando o Brasil ao Oceano Pacífico
07 de Julho de 2025 as 15h54Juiz de MT sofre traumatismo craniano em acidente e vai para UTI
Veículo em que estava Cláudio Deodato Rodrigues Pereira teria capotado na região de Campo Verde
07 de Julho de 2025 as 15h51Turismo de guerra deve crescer quase 75% e valer US$ 927 mi até 2035
Especialistas explicam o que é esse tipo de turismo, quando ele é mais procurado e o motivo de estar em ascensão
07 de Julho de 2025 as 16h33