Especulações
Horário de verão vai voltar? Veja o que diz o governo
Ministério de Minas e Energia diz que tema é sempre avaliado pela pasta, mas medida não deve ser retomada este ano
Geral | 18 de Setembro de 2025 as 15h 56min
Fonte: Noticias R7

O Ministério de Minas e Energia negou nesta quinta-feira (18) a suposta confirmação de retorno do horário de verão neste ano, após especulações circularem em portais na internet.
A pasta repetiu que o tema é “permanentemente avaliado” e reafirmou que há pleno atendimento de energia até fevereiro de 2026, conforme avaliação do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem reforçado publicamente que o retorno desse mecanismo só ocorreria em caso de real necessidade. Ou seja, se o sistema interligado nacional, em função do período seco, exigisse tal medida para aliviar a demanda em horário de pico.
Contudo, as condições dos reservatórios são favoráveis, de acordo com o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico). O colegiado vê normalidade ao longo do período seco. Ainda de acordos com a avaliação, a situação é melhor do que no ano passado — quando houve seca histórica.
No período seco, além da menor participação da fonte hidrelétrica na geração de energia, com o cenário escasso de chuvas, a elevação da temperatura acarreta o aumento do consumo devido ao uso de aparelhos de refrigeração nas madrugadas. Ou seja, a demanda fica muito pressionada no momento em que a oferta está reduzida.
O adiantamento dos relógios em uma hora foi amplamente debatido em 2024. A política acabou sendo descartada no ano passado porque as autoridades do setor elétrico já estavam adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico. O mesmo argumento vale para este ano.
Na semana passada, o CMSE citou, por exemplo, que poderão ser adotadas medidas para maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas de Itaipu e do São Francisco, entre outros recursos, para garantir a segurança do sistema.
O grupo setorial também voltou a indicar a possibilidade de reduzir as defluências das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem, visando preservar os reservatórios da bacia do rio Paraná.
Perguntas e Respostas
O horário de verão será retomado no Brasil?
Não, o Ministério de Minas e Energia negou a confirmação do retorno do horário de verão neste ano.
O que o Ministério de Minas e Energia disse sobre o tema?
A pasta afirmou que o tema é “permanentemente avaliado”, mas que não há necessidade de retomar a medida este ano, pois há pleno atendimento de energia até fevereiro de 2026.
Qual é a posição do ministro Alexandre Silveira sobre o retorno do horário de verão?
O ministro Alexandre Silveira destacou que o retorno do horário de verão só ocorreria em caso de real necessidade, como uma forma de aliviar a demanda em horários de pico.
Como estão as condições dos reservatórios atualmente?
As condições dos reservatórios são favoráveis, segundo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que observa normalidade ao longo do período seco e uma situação melhor do que no ano passado, que enfrentou uma seca histórica.
Quais são os desafios durante o período seco?
No período seco, a menor participação da fonte hidrelétrica na geração de energia e o aumento da temperatura elevam o consumo devido ao uso de aparelhos de refrigeração, pressionando a demanda quando a oferta está reduzida.
O que foi discutido sobre o adiantamento dos relógios em 2024?
O adiantamento dos relógios foi amplamente debatido, mas a política foi descartada no ano passado, pois as autoridades do setor elétrico estavam adotando outras medidas para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico.
Quais medidas podem ser adotadas para garantir a segurança do sistema elétrico?
O CMSE mencionou a possibilidade de maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas de Itaipu e do São Francisco, além de reduzir as defluências das Usinas Hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem.
Notícias dos Poderes
O que mudou em 11 anos de Águas de Sinop?
Empresa lista obras na rede, investimentos e projetos sociais nesses 11 anos de concessão
18 de Setembro de 2025 as 16h31Prefeitura de Sinop abre licitação para construção de creche no Residencial Nico Baracat
18 de Setembro de 2025 as 15h20Seguradora terá que indenizar produtor por perda de safra causada por excesso de chuvas
18 de Setembro de 2025 as 14h02Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico
18 de Setembro de 2025 as 10h24Primeira parceria de negócios da MT CONSTRUIR em Sinop é firmada logo na abertura da feira
18 de Setembro de 2025 as 07h41Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22