Mato Grosso
Homens que agredirem mulheres terão que pagar despesas e pensão por morte
O Projeto de Lei é de autoria do presidente Max Russi
Geral | 17 de Abril de 2021 as 08h 53min
Fonte: Informações G1 MT

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 947/2019, de autoria do presidente Max Russi, que responsabiliza financeiramente os agressores domésticos.
De acordo com a PL, que segue para sanção do governador, o agressor terá que ressarcir aos cofres públicos as despesas previdenciárias e de saúde inerentes ao ato praticado: atendimento médico, hospitalar, auxílio-doença, aposentadoria, inclusive pensão por morte.
A proposta de Max Russi abrange todas as mulheres seguradas pelo Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Mato Grosso e pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, essa medida não acaba com o triste cenário de violência doméstica no Estado, no entanto estimula a outras diversas políticas públicas com punições mais severas, além de ter efeito preventivo.
O deputado Max Russi, nos últimos anos, tem construído propostas de apoio às vítimas de violência em Mato Grosso. Uma delas é o “Aluguel Social”, que está inserido no programa de distribuição de renda, o “Ser Família”. O benefício é uma ajuda financeira para o custeio de moradia em âmbito mato-grossense, para as mulheres que sofreram agressão e não possuem condições de arcar com os custos de moradia.
Denúncia
A agressão pode ser denunciada através do número 180 – Central de Atendimento à Mulher; 190 – Polícia Militar; pelo aplicativo Direitos Humanos do Brasil ou pelo site www.ouvidoria.mdh.gov.br.
Notícias dos Poderes
Prefeitura promove manutenção e revitalização do cemitério para dia dos finados
23 de Outubro de 2025 as 16h42Saiu o edital do concurso para o TJMS com 360 vagas e salário inicial de R$ 7,9 mil
23 de Outubro de 2025 as 15h37Licença paternidade para servidores de MT poderá ser de 30 dias após alta hospitar do bebê
Pela proposta, quando a servidora pública ou o recém-nascido precisarem permanecer internados por mais de 14 dias imediatamente após o nascimento, a contagem da licença-maternidade só começará após a alta
23 de Outubro de 2025 as 15h35Morre prima de Ana Castela que estava internada em Cuiabá
Paula Proença estava grávida e teria passado por um parto de emergência, que teve complicações
23 de Outubro de 2025 as 15h24Ovo de dinossauro de 70 milhões de anos é encontrado em perfeito estado na Argentina
Descoberta inédita no país pode revelar novos detalhes sobre a evolução dos dinossauros carnívoros e sua ligação com as aves modernas
23 de Outubro de 2025 as 15h18Empresária morre esmagada em grave acidente entre moto e carreta bitrem na MT-010
23 de Outubro de 2025 as 11h05PF aponta repasse de R$ 6,5 mi de empresário do agro a Zampieri
Documento cita tráfico de influência e vazamento de informação sigilosa do Superior Tribunal de Justiça
23 de Outubro de 2025 as 10h55