Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 25 de Novembro de 2025

Menu

Fatalidade

Guindaste tomba ao montar árvore de natal e mata trabalhador

Vítima chegou a ser socorrida com vida

Geral | 25 de Novembro de 2025 as 08h 25min
Fonte: Power Mix

Foto: Reprodução

O trabalhador que morreu após o tombamento de um guindaste durante a montagem da árvore de Natal de 2025, no Largo São Sebastião, em Manaus, foi identificado como Antônio Paulo Rodrigues de Souza, 40 anos, conhecido como Antônio Suricate.

Antônio já havia participado da ornamentação natalina em anos anteriores. Em 2022, ele chegou a gravar um vídeo no alto de um guindaste, preso apenas por uma corda e sem capacete, enquanto auxiliava nos trabalhos. Nas imagens, ele incentiva os colegas: “Vamos lá, papai, animação. Aqui não é pra quem quer, não. Aqui é pra quem tem coragem.”

Causa da morte

Antônio chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), ele sofreu edema cerebral, hemorragia craniana e traumatismo craniano após cair da estrutura no momento do tombamento.

A segunda vítima do acidente, Henes Libório Ramos, 47 anos, teve fratura em uma das pernas e permanece internado em uma unidade de saúde da capital.

Como aconteceu

Testemunhas relataram que Antônio estava na lança do guindaste, guiando a estrutura metálica da árvore. Já Henes permanecia no chão, segurando uma corda que auxiliava no equilíbrio da montagem.

O equipamento era operado por Antônio Benjamin, contratado pela empresa responsável pela ornamentação apenas para uma diária. Ele estava afastado pelo INSS, recebia auxílio-doença e trabalhava fantasiado de Papai Noel, sem qualquer equipamento de proteção individual. Benjamin foi preso logo após o acidente.

Os dois trabalhadores atuavam para uma empresa contratada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) para a decoração natalina da área em frente ao Teatro Amazonas.

Acidentes recorrentes

Este é o segundo incidente grave registrado durante montagens de Natal no Largo São Sebastião. Em 2024, a árvore de mais de 23 metros pegou fogo; o incêndio foi controlado pelos bombeiros, sem feridos.