Recuperação Judicial
Grupo Manso aprova plano com maioria dos credores e garante vantagens a fomentadores
A classe fomentadora não sofrerá qualquer deságio sobre o valor da dívida aos credores que fomentarem a reestruturação do Grupo
Geral | 05 de Dezembro de 2025 as 10h 45min
Fonte: Assessoria

O Grupo Manso teve seu plano de Recuperação Judicial aprovado na Assembleia Geral de Credores realizada nesta quinta-feira (04.12), com o aval da ampla maioria dos votantes, em torno de 100 credores, e garante a continuidade das atividades da companhia. O plano irá reestruturar uma dívida de R$ 199 milhões e agora segue para homologação pela 4ª Vara Cível de Sinop, responsável pelo processo.
O ponto central do plano é a criação de uma classe fomentadora que não sofrerá qualquer deságio sobre o valor da dívida, preservando integralmente o montante devido aos credores que fomentarem a reestruturação do Grupo Manso. Para esta classe, os prazos de pagamento serão alongados em até seis anos para quitação.
A estratégia foi bem recebida pelos credores justamente por manter a integridade dos valores, ao mesmo tempo em que cria condições reais para que o grupo reorganize seu fluxo financeiro e recupere sua capacidade operacional.
A aprovação ocorreu por mais de 50% dos credores, permitindo ao Judiciário confirmar o plano mesmo quando não há unanimidade, garantindo o princípio da preservação da empresa.
Para a defesa do Grupo Manso, representada pelos advogados Clovis Sguarezi, Thuanny Silva Gomes e Lucca Dala Déa Camacho Pontremolez, a solução aprovada representa um marco para sua reestruturação, construído em consenso com a maior parte dos credores e sem perda patrimonial para eles. “O grupo pretende agora concentrar esforços na implementação das medidas de ajuste previstas, visando reconstruir competitividade e restabelecer sua posição no mercado”, afirmam.
A Assembleia foi presidida pelos administradores judiciais Luiz Alexandre Cristaldo e Aline Barini Nespoli, da Zapaz Administração Judicial, responsável pela RJ. Com a aprovação soberana da assembleia, mais de 50% dos credores, o processo segue agora para a fase final de homologação judicial.
Grupo Manso
O grupo tem origem familiar, com trabalho estabelecido no Norte de Mato Grosso, sobretudo na região de Peixoto de Azevedo.
A reestruturação é decorrente de uma série de desafios que a empresa familiar enfrenta desde 2022, sendo impactada pelas crises climáticas, queda no preço das commodities, alta nos custos de lavoura e juros elevados de créditos bancários escassos.
Soma-se a isso, prejuízos financeiros ocasionados por calote de outras empresas que entraram em processo de falência sem quitar valores em débito.
Atualmente, o Grupo Manso realiza as atividades agrícolas em uma área de aproximadamente 9 mil hectares e ultrapassará a marca de 12 mil nos próximos anos.
Seguindo um planejamento anual, no período de safra, toda extensão é destinada ao plantio de soja. Já na safrinha, a área é dividida em 3 mil hectares para algodão, 3 mil hectares para milho e cerca de 1.500 hectares para feijão e outras culturas agrícolas.
O Grupo Manso é liderado pelo produtor rural Sidnei Manso, natural do município de Osvaldo Cruz (SP) e filho de pequenos agricultores.
Notícias dos Poderes
Manifesto chama sociedade para declarar independência da UFMT
Mobilização tem como objetivo dar força a proposta de emancipar o campus Sinop
05 de Dezembro de 2025 as 11h32Caso Zampieri completa dois anos; Morte escâncara escândalos no Judiciário de MT
05 de Dezembro de 2025 as 10h31Cantor morre após ser atropelado por caminhão em MT
Vítima morreu ainda no local
04 de Dezembro de 2025 as 20h58TCE-MT suspende sorteio de 12 carros para professores em Rondonópolis
Decisão atende denúncia de sindicato e impede uso de recursos da educação em premiação por sorteio sem critérios de mérito
04 de Dezembro de 2025 as 20h43Congresso exige exame toxicológico para motoristas de categorias A e B
Obrigatoriedade se deu por derrubada de veto durante apreciação da LDO
04 de Dezembro de 2025 as 20h35Acidente com carro e betoneira deixa mortos e feridos
Caminhão e carro bateram na rodovia Prefeito Bento Rotger Domingues, em Itapecerica da Serra. Dois feridos foram socorridos em estado grave
04 de Dezembro de 2025 as 18h20