Sistema Carcerário
Grupo de Fiscalização do Sistema Carcerário inspeciona unidade penitenciária de Sinop
A penitenciária conta atualmente com 802 recuperandos e é um case de sucesso no Estado
Geral | 13 de Março de 2023 as 14h 49min
Fonte: Marco Cappelletti - TJMT

Fechando a semana de visitas às unidades prisionais do Norte de Mato Grosso, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) inspecionou na sexta-feira (03 de março) a Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, conhecida como Ferrugem.
A penitenciária conta atualmente com 802 recuperandos e é um case de sucesso no Estado com o desenvolvimento de atividades de ressocialização, como remição pela leitura (com 69 participantes), trabalho intramuro e extramuro (com 168 pessoas privadas de liberdade) e ensino para 154 recuperandos.
Projeto Revida - A unidade prisional possui uma oficina de corte, costura e serigrafia com 16 recuperandos, que juntos utilizam 37 máquinas disponíveis para produzir calças, bermudas, camisetas, uniformes estudantis, jalecos, agasalhos, bolsas de transporte, máscaras, coadores de café, aventais, macacões descartáveis e impermeáveis, entre outras peças.
Escritório Social – Aproveitando a visita à unidade penitenciária do município, a equipe do GMF, liderada pelo desembargador Orlando Perri, participou de uma reunião com o prefeito municipal, Roberto Dorner, para ampliar a contratação da mão de obra de recuperandos e viabilizar a instalação do Escritório Social em Sinop.
No encontro foi assinado um termo de destinação de verba para investimento e estruturação da ferramenta do Conselho Nacional de Justiça.
Para o desembargador, o objetivo no município do Norte do Estado foi alcançado. “A impressão foi muito positiva em Sinop, principalmente depois da nossa conversa com o prefeito Roberto Dorner, que sinalizou pela ampliação da contratação de mão de obra de ressocializandos, principalmente do regime fechado.”
Segundo o líder do GMF, também ficou em aberto a possibilidade junto ao município da instalação de fábricas e indústrias dentro da unidade prisional. “Estamos bastante animados com a perspectiva de ampliar o número de trabalhadores dentro do sistema carcerário no município. Esse é o nosso propósito.”
Meta quase alcançada - O GMF estabeleceu como escopo para os primeiros 100 dias do ano a inspeção de 12 unidades penitenciárias pelo interior do Estado. Entre os objetivos estratégicos do grupo para 2023, também está a promoção e integralização de seis mil privados e privadas de liberdade na educação básica regular e a promoção e inserção desse mesmo público no mercado de trabalho, com empregabilidade e renda.
O supervisor do grupo de fiscalização destacou a proximidade antecipada da conclusão da meta. “Iniciamos o ano já percorrendo diversas unidades, está já é a 11ª inspeção que fazemos e temos pelo menos mais 24 a serem feitas ao decorrer de 2023. Em algumas delas possivelmente teremos que retornar para verificar as melhorias e o que ainda se tem para fazer. Nossa caminhada promete bastante, mas tenho certeza que ao final desse ano teremos resultados bastante expressivos no sistema prisional”, pontua o desembargador.
De acordo com o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, a série de inspeção das unidades pelo GMF é fundamental para o sistema prisional, pelo contato com a comunidade local, magistrados, defensores, promotores, recuperandos e policiais penais.
“Essas visitas trazem uma harmonia ao nosso objetivo, pois conseguimos enxergar a realidade e balancear o trabalho em cada município. Não podemos esquecer que o sistema penitenciário é um só. Precisamos garantir a reinserção social, oferecendo educação, buscando trabalho e garantindo parcerias com os municípios e o empresariado”, ressalta o coordenador.
“Temos que destacar que não somos apenas nós, do Poder Judiciário. Estamos juntos com o Poder Executivo, Fundação Nova Chance e Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária. É uma verdadeira caravana de humanidade e estamos muito felizes com isso”, completa o juiz da vara de execução penal de Cuiabá e Várzea Grande.
Socioeducativo – A equipe do GMF também vistoriou a unidade socioedutiva de Sinop. Em uma estrutura provisória até a conclusão da nova unidade no município, o espaço abriga atualmente 20 adolescentes em conflito com a lei.
Outro compromisso do GMF neste ano é ampliar as inspeções às unidades do socioeducativo neste ano.
Notícias dos Poderes
Homem morre após ser atropelado por quatro veículos na Avenida Fernando Corrêa
14 de Setembro de 2025 as 18h47Caminhonete capota em ribanceira e motorista morre na MT-170, em Juína
14 de Setembro de 2025 as 18h46Empresa de Sinop lança chip de internet móvel com cobertura nacional
Tecnologia compete com operadoras nacionais e promete personalização do serviço
13 de Setembro de 2025 as 18h37Idosos e pessoas com deficiência participam da 3ª edição do Banho Assistido na Praia do Cortado
13 de Setembro de 2025 as 18h32Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte
13 de Setembro de 2025 as 18h21Condomínio urbano com o maior lago ornamental do Brasil fica em Sinop
Inaugurado esta semana, o empreendimento tem um lago ornamental de destaque nacional
13 de Setembro de 2025 as 18h19De 2010 até agora, o que aconteceu com Sinop?
Na história recente Sinop se consolida com um exemplo nacional de desenvolvimento e faz as pazes com o passado, reencontrando sua vocação para produzir combustível
13 de Setembro de 2025 as 00h15Nos anos 2000, Sinop emerge do pó
Na primeira década do novo milênio a cidade acompanha o declínio do setor madeireiro e a centelha de uma nova economia
13 de Setembro de 2025 as 00h14