Memória
Grito do Ipiranga completa uma década
Há 10 anos produtores rurais do Norte de MT paralisaram o país reivindicando melhorias
Geral | 20 de Abril de 2016 as 18h 19min
Fonte: Redação

Nesta quinta-feira (21) a cidade de Ipiranga do Norte, no norte de Mato Grosso, realiza um evento em memória dos 10 anos do “Grito do Ipiranga” – uma mobilização do setor produtivo que ganhou proporção nacional. A festividade inicia às 09h no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município.
O movimento surgiu em 2006, diante da maior crise enfrentada pelo setor produtivo. A data simboliza o dia em que os produtores mato-grossenses mostraram ao Brasil a sua importância e o peso do setor produtivo na balança comercial e no saldo de geração de empregos. “Foi por conta de toda a dificuldade que o nosso setor passava naquele momento que resolvemos nos unir e nos manifestar. Mas o Grito do Ipiranga me ensinou mais. Que não é queimando pneu que vamos conseguir melhorias, que apenas reclamar do governo não resolveria, mas se organizando por meio de associações e entidades”, disse o vice-governador Carlos Fávaro, que estará no evento.
Após o Grito do Ipiranga, Fávaro passou a ser delegado da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja). “Foi no Grito Ipiranga que decidi que não seria um cidadão que ficaria reclamando das minhas insatisfações e trabalharia de forma associativa, buscando políticas públicas para a classe e, consequentemente, para Mato Grosso e para o Brasil”.
Carlos Fávaro foi delegado coordenador, diretor administrativo/vice-presidente da entidade e em 2012 foi eleito presidente da Aprosoja, sendo reeleito para o biênio 2014/2015, se licenciando em junho de 2014 para concorrer a vice-governador de Mato Grosso.
Grito Ipiranga
Na programação está previsto a leitura oficial da “Carta de Ipiranga”, que traz as dez principais reivindicações da época. Será feita uma retrospectiva e uma avaliação sobre esses pedidos. Naquele momento o segmento vivia o ápice e uma crise de renda, iniciada em 2004/05, quando o dólar atingiu recordes e desequilibrou receita e despesa. Além disso, na safra anterior, os sojicultores investiram em fungicidas com a eclosão da ferrugem asiática nas lavouras.
Os agricultores protestaram bloqueando a BR-163 por vários dias, entre Sinop e Sorrido. Eles pediram a negociação das dívidas rurais, políticas de sustentação com preços mínimos, conservação das BRs, fiscalização, mais infraestrutura de transportes para Mato Grosso e outros. O manifesto foi um marco na história da região e ficou conhecido nacionalmente. No mesmo ano foi realizado um “tratoraço”, que levou mais de 20 mil produtores e centenas de tratores para Brasília.
Notícias dos Poderes
Casal de empresários mortos em acidente em Sinop faziam parte de clube de motociclistas em MT
25 de Agosto de 2025 as 14h58Advogada com deficiência tem preferência negada em audiência e OAB cobra mudança no TJMT
Márcia, que utiliza prótese mecânica devido à amputação da perna direita, solicitou prioridade tanto por sua condição física quanto pela necessidade de comparecer, em seguida, a uma audiência na Justiça do Trabalho
25 de Agosto de 2025 as 13h49Cuiabá recebe 1ª edição do maior congresso de comunicação política do país
25 de Agosto de 2025 as 10h38Sinop realiza 2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires e show com Padre Reginaldo Manzotti
25 de Agosto de 2025 as 10h30Prefeitura prorroga inscrições para Romaria Fluvial até quarta-feira (27)
O percurso é estimado em duas horas e começará às 6h30, saindo da ponte da MT-220, seguindo pelo Rio Teles Pires, até à Praia do Cortado, onde haverá uma missa campal
25 de Agosto de 2025 as 09h48Casal morre após motocicleta ser atingida por carreta na BR-163 em Sinop
25 de Agosto de 2025 as 09h25Gabinete Itinerante do TJMT em Sinop é transferido para a próxima semana
25 de Agosto de 2025 as 09h00Fim da exigência de autoescolas ameaça 300 mil empregos; entenda a discussão
Ministro dos transportes, Renan Filho, acenou para possíveis mudanças no processo de obtenção da CNH, o que pode ocasionar o fechamento de autoescolas
25 de Agosto de 2025 as 07h01