ICMS
Governo prorroga prazo de adesão a benefício fiscal do setor comercial
Empresas do comércio varejista e atacadista podem optar pelo crédito outorgado até dia 28 de fevereiro
Geral | 02 de Fevereiro de 2023 as 16h 58min
Fonte: Lorrana Carvalho | Sefaz-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), prorrogou o prazo para os estabelecimentos varejistas e atacadistas optarem pelo benefício fiscal de crédito outorgado, que reduz o imposto incidente nas operações praticadas. A adesão deve ser formalizada até o dia 28 de fevereiro e, após aprovada, será retroativa ao dia 1º de janeiro de 2023.
A prorrogação do prazo foi publicada nesta quarta-feira (01.02) na edição extra do Diário Oficial, por meio do Decreto nº 106.
A adesão ao crédito outorgado, para contribuintes que ainda não fruem do benefício, deve ser realizada no Sistema de Registro e Controle da Renúncia Fiscal (RCR), disponível dentro do Acesso Web (acesso restrito) da Sefaz. O sistema pode ser acessado pelo contador responsável pela empresa ou pelo representante legal do contribuinte.
Nos casos de contribuintes que já são optantes do benefício fiscal, a alteração do prazo é aplicada de forma automática desde que eles não tenham manifestado interesse contrário no mesmo prazo.
Mesmo que a formalização ocorra dentro do prazo estabelecido, o não atendimento de qualquer condição prevista em lei impede a fruição do benefício desde o mês de janeiro.
O crédito outorgado é aplicado aos contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS, cuja atividade econômica principal seja de comércio atacadista ou varejista ou distribuidor e que estejam submetidos a apuração normal do ICMS. Estabelecimentos optantes pelo regime Simples Nacional não podem fruir do benefício.
Com esse benefício fiscal, é aplicado um percentual sobre o ICMS, desonerando, assim, o valor do imposto a ser recolhido. Os percentuais são definidos conforme o enquadramento da empresa e o tipo de operação realizada, se é interna ou interestadual.
A concessão de benefícios fiscais atende à Lei Complementar nº 631/2019, que reinstituiu os incentivos fiscais tendo como fundamentação a Lei Complementar (federal) n° 160/2017 e o Convênio ICMS 190/2017.
Notícias dos Poderes
Prefeito e governador participam do pré-lançamento de indústria de Etanol de Milho em Sinop
12 de Setembro de 2025 as 16h18Prazo para inscrições dos Jogos Olímpicos da rede estadual encerra nesta sexta-feira (12)
Para participar, os estudantes devem obrigatoriamente comprovar 80% de frequência escolar
12 de Setembro de 2025 as 15h28Pai e filho bebê mortos e mãe presa às ferragens em acidente no PR: casal passou oito anos tentando engravidar
Informação é de amiga da família. Cleverson Luis Lemes tinha 31 anos e o filho, três meses e meio de idade. Nesta sexta (12), Daniele permanece internada em UTI
12 de Setembro de 2025 as 15h21Festival de praia será sábado (13) e domingo (14) e terá show nacional de Matheus Fernandes
12 de Setembro de 2025 as 14h27Sinop recebe feira da construção civil na próxima semana
Evento contará com ciclo de palestras sobre mercado imobiliário
12 de Setembro de 2025 as 10h27Relatório técnico aponta risco estrutural e ambiental na UHE Colíder
Durante vistoria realizada entre os dias 22 e 27 de agosto de 2025, foram constatadas falhas críticas no sistema de drenagem da barragem
12 de Setembro de 2025 as 10h06Pesquisadores encontram reserva de água doce submarina que pode abastecer milhões; entenda
Expedição internacional identificou reservas ocultas entre Nova Jersey e Maine, nos EUA. Achado reacende debate sobre soluções para a crise hídrica global.
11 de Setembro de 2025 as 15h28