Geral
Governo proíbe que empresas exijam cartão de vacinação dos funcionários
Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência veta exigência de vacinação e demissão por justa causa
COVID-19 | 01 de Novembro de 2021 as 17h 48min
Fonte: R7.com

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, assinou uma portaria nesta segunda-feira (1º) proibindo a adoção de cartão de vacinação pelas empresas e a demissão por justa causa, caso o funcionário não apresente comprovante de vacina contra Covid-19. O texto afirma que impedir o acesso ao trabalho é inconstitucional e discriminatório.
"Considerando que a não apresentação de cartão de vacinação contra qualquer enfermidade não está inscrita como motivo de justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador(...), é proibida a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para efeito de acesso à relação de trabalho", afirma a portaria publicada nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União.
As empresas devem incentivar a vacinação, mas não obrigá-la. Os empregadores poderão estabelecer políticas de incentivo à vacinação de seus trabalhadores. De acordo com o ministério, o empregador deve divulgar orientações ou protocolos com a indicação das medidas necessárias para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho, incluindo a respeito da política nacional de vacinação e promoção dos efeitos da vacinação para redução do contágio.
Mas é proibido, na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador, "exigir quaisquer documentos discriminatórios ou obstativos para a contratação, especialmente comprovante de vacinação, certidão negativa de reclamatória trabalhista, teste, exame, perícia, laudo, atestado ou declaração relativos à esterilização ou a estado de gravidez".
A obrigatoriedade de certificado de vacinação em processos seletivos de admissão de trabalhadores, assim como a demissão por justa causa de empregado em razão da não apresentação de certificado de vacinação, é considera discriminatória.
Para assegurar a preservação das condições sanitárias no ambiente de trabalho, os empregadores poderão oferecer aos seus trabalhadores a testagem periódica que comprove a não contaminação pela Covid-19 ficando os trabalhadores, neste caso, obrigados à realização de testagem ou a apresentação de cartão de vacinação.
O advogado trabalhista Ruslan Stuchi, sócio do escritório Stuchi Advogados, afirma que o tema já está na Justiça. "Vai dar muito pano para manga. A questão do livre arbítrio em relação à ordem pública já está no Judiciário. A tendência é ganho de causa para exigir o comprovante de vacinação. Hoje mesmo saiu portaria do Tribunal de Justiça determinando o certificado de vaciniação para a entrada nos fóruns", avalia Stuchi.
Para ele, a portaria do Ministério do Trabalho deverá ser revogada. "A lei do bem comum vai no sentido de exigir a vacianção", afirma o advogado.
A portaria támbém prevê, em caso de rompimento da relação de trabalho por ato discriminatório, além do direito à reparação pelo dano moral, o empregado terá as seguintes opções:
- a reintegração com ressarcimento integral de todo o período de afastamento, mediante pagamento das remunerações devidas, corrigidas monetariamente e acrescidas de juros legais;
- a percepção, em dobro, da remuneração do período de afastamento, corrigida monetariamente e acrescida dos juros legais.
Notícias dos Poderes
CDL realiza neste mês o liquida Sinop com descontos que podem chegar a 70%
01 de Julho de 2022 as 17h32Politec lança novo layout do RG digital com verificação de autenticidade
Serviço deve ser acessado pelo aplicativo MT Cidadão, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares com sistemas Android ou IOS.
01 de Julho de 2022 as 09h25Asfalto do bairro Alto da Glória está na reta final; aproximadamente 90% das ruas já pavimentadas
30 de Junho de 2022 as 16h42ExpoSinop resgata tradição da festa com rodeio e maratona de shows
Evento com 6 dias de duração quer resgatar o modelo “bruto, rústico e sistemático”
30 de Junho de 2022 as 11h45Prefeito promete asfalto nas estradas rurais e um bom arranca safra
Gestão prepara as estradas vicinais para suportar o escoamento da produção agrícola
30 de Junho de 2022 as 10h15Servidores da Sefaz criam site que informa se CPF está vinculado a empresas
Consulta é gratuita e verifica a vinculação com mais de 50 milhões de empresas registadas no CNPJ
29 de Junho de 2022 as 15h27Governo estadual paga servidores nesta quinta-feira, incluindo 50% do 13° salário aos efetivos
Com o pagamento serão injetados quase R$ 1 bilhão na economia estadual
29 de Junho de 2022 as 11h22Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48