Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

Após chuvas no RS

Governo federal zera tarifa para importação de três tipos de arroz até dezembro

O objetivo da medida é evitar o desabastecimento no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que afetaram o Estado

Geral | 21 de Maio de 2024 as 07h 18min
Fonte: O tempo

Foto: Reprodução/Pixabay

Nesta segunda-feira (20), o governo federal tomou a decisão de zerar o imposto de importação de três tipos de arroz. A medida visa evitar o desabastecimento devido aos danos causados às safras no Rio Grande do Sul pelas enchentes.

A decisão foi aprovada pelo comitê executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Com isso, dois tipos de arroz parboilizado e um tipo polido/brunido foram incluídos na lista de exceção do imposto. A isenção terá validade até 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o governo, a maioria das importações de arroz no Brasil vem do Mercosul e já conta com isenção de impostos. No entanto, há a possibilidade de adquirir o produto de outros países, como a Tailândia.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), 70% da produção ocorre no território gaúcho.

No início deste mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cogitou a possibilidade de o governo importar arroz para evitar o aumento nos preços.