Gripe aviária
Governo de MT decreta estado de emergência zoossanitária
Decreto foi publicado nesta quinta (31) em edição extra do Diário Oficial do Estado
Geral | 01 de Setembro de 2023 as 08h 00min
Fonte: Mídia News

O governador Mauro Mendes declarou nesta quinta-feira (31) estado de emergência zoossanitária em Mato Grosso por 180 dias em função da detecção de casos de vírus da influenza aviária em aves no Brasil.
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, após a detecção do vírus H5N1, que é considerado de alta patogenicidade, em aves silvestres e domésticas no País, embora em Mato Grosso ainda não tenha sido divulgada a ocorrência de algum caso.
O texto do decreto esclarece que, com a medida, o Estado garantirá ações caso haja a necessidade de estabelecer normas de amparo e fluidez às ações de defesa sanitária animal.
Além disso, o estado de emergência institui a Força Nacional do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária, e a necessidade do Estado em acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias por ocasião de foco de infecções pelo vírus H5N1.
Em caso de necessidade de apoio, instituições públicas e privadas especializadas prestarão suporte e colaboração na preparação e resposta às situações de risco epidemiológico em todo estado.
Agora, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicará normas complementares, mediante portaria, a fim de operacionalizar as ações decorrentes do estado de emergência.
A gripe aviária é rara em humanos, mas sua mortalidade pode ser superior a 50%.
Brasil
O país já vive em estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional desde 22 de maio deste ano. O estado de emergência foi declarado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
O ato, que vale por 180 dias, ainda está em vigor. Com a medida, o Ministério espera evitar que a doença chegue à produção de aves de subsistência e comercial, bem como para preservar a fauna e a saúde humana.
“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, explicou na época o ministro Carlos Fávaro.
Notícias dos Poderes
Tribunal de Contas mantém suspensão de concurso público denunciado por prefeito em MT
16 de Outubro de 2025 as 06h42Governo do Estado anuncia a BRB Stock Car no moderno autódromo de MT
16 de Outubro de 2025 as 07h00Turista é multada em R$ 10 mil por tocar em tartaruga-marinha em Fernando de Noronha
15 de Outubro de 2025 as 17h12Em incêndio, mulher se pendura no ar-condicionado e salva mãe e filha
A mulher teve teve 90% do corpo queimado e está em estado grave no hospital.
15 de Outubro de 2025 as 16h46Duplicação da BR-163 entre Sorriso e Sinop recebe prêmio nacional nesta quinta-feira (16)
Obra foi destravada após o Governo de Mato Grosso assumir a concessão da rodovia
15 de Outubro de 2025 as 14h39Juiz obriga Bradesco a indenizar família que comprou casa em leilão viciado
Venda de imóvel foi anulada anos depois porque banco não seguiu as regras do próprio leilão
15 de Outubro de 2025 as 14h39Zuquim anuncia sessão em novembro e quer diálogo sobre nomes
Tribunal de Justiça vai reduzir lista sêxtupla da OAB-MT para 3 nomes; escolha final é de Mauro Mendes
15 de Outubro de 2025 as 11h26