Construção do túnel
Governo confirma nova licitação em agosto para obra no Portão do Inferno
Geral | 15 de Julho de 2025 as 12h 30min
Fonte: Unica News

A tão aguardada solução para o trecho do Portão do Inferno, na MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, ganhou um novo capítulo. O Governo de Mato Grosso se prepara para lançar, até agosto, um novo edital de licitação para construção de um túnel, substituindo o projeto inicial de retaludamento da pista.
O governador Mauro Mendes comentou sobre a mudança, enfatizando que a decisão partiu da equipe técnica do governo.
"Eu não mudei não, os engenheiros mudaram, é assim que mudou", afirmou Mendes. Ele explicou que a inviabilidade da proposta anterior só foi identificada após o início das intervenções no local.
"Qual a perspectiva disso? A perspectiva é aquela, eles estão refazendo agora o projeto básico e no mês de agosto está previsto nova licitação, já que houve uma mudança completa do escopo inicial, com características técnicas que foram conseguir observar só quando a obra foi iniciada", detalhou o governador.

Trecho do Portão do Inferno.
A obra de retaludamento, anunciada em março de 2024 com um custo de R$ 29,5 milhões e previsão de 120 dias, tinha como meta prevenir deslizamentos de terra na perigosa curva do Portão do Inferno.
O método previa a retirada de parte da rocha e a criação de degraus (taludes) para conter os deslizamentos, com a estrada sendo recuada em dez metros para maior segurança.
No entanto, dados geológicos revelaram "inconsistências nos estudos iniciais", tornando "quase uma impossibilidade de prosseguir naquela rota original", conforme o governador. Diante disso, a construção de um túnel foi escolhida como a melhor alternativa.
Segundo o Governo, a opção pelo túnel apresenta diversas vantagens: menor impacto social, paisagístico e operacional. Além disso, e crucial para os usuários da rodovia, o túnel permitirá que o tráfego continue fluindo normalmente durante a execução do projeto, minimizando os transtornos.
A nova licitação adotará o modelo de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi). "Assim que a nova solução foi aprovada, o projeto básico para a licitação já está sendo elaborado. Será no modelo RDCi, e a Secretaria me garantiu que, em agosto, o edital estará publicado", reiterou Mauro Mendes.
Notícias dos Poderes
Turbina da UHE Sinop volta a produzir energia
Usina estava operando com 50% da capacidade instalada há 120 dias
04 de Setembro de 2025 as 14h47Filho de ex-prefeito de Nobres é identificado como vítima de queda de prédio em Cuiabá
04 de Setembro de 2025 as 14h25Avião cai durante pouso forçado após falha no motor e deixa três pessoas feridas em MT
04 de Setembro de 2025 as 14h17Trabalhador de 24 anos morre tentando apagar fogo em lavoura na zona rural do Estado
04 de Setembro de 2025 as 09h45Lagartixas fazem Oficial de Justiça desistir de intimar suspeito com lesão cerebral em SP
Lagartixa impediu intimação de suspeito de receptação após Oficial de Justiça alegar “risco de insalubridade” no local
03 de Setembro de 2025 as 20h42Empresário deixa herança para Neymar em testamento registrado em cartório de Porto Alegre; gaúcho é solteiro e sem filhos
Empresário gaúcho deixa fortuna ao jogador em testamento
03 de Setembro de 2025 as 20h35Maior iceberg do mundo está se desfazendo muito rápido, dizem cientistas
Mudanças climáticas, como o aquecimento da água do oceano, estão provocando modificações alarmantes nas massas de gelo da Antártida
03 de Setembro de 2025 as 20h05