Pecuária fortalecida
Governador envia projeto à AL para redução de 30% sobre o 'Fethab da vaca'
Proposta foi articulada junto à Assembleia Legislativa e entidades do setor
Geral | 18 de Agosto de 2025 as 17h 28min
Fonte: Lucas Rodrigues | Secom-MT

O governador Mauro Mendes vai enviar à Assembleia Legislativa, nesta semana, um projeto de lei que visa reduzir em 30% o valor pago pelos pecuaristas no chamado “Fethab da Vaca”, que é a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação relativa ao abate das vacas.
A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (18/8), após reunião do governador Mauro Mendes com deputados estaduais e representantes do setor pecuário. O projeto foi articulado pelo líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, e será votado por todos os deputados.
“Essa proposta é um reconhecimento ao estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os bois e as vacas. Não era justo que o pecuarista pagasse o mesmo valor do Fethab para os dois e, por isso, estamos propondo um abatimento de 30%, desde que o abate tenha sido feito dentro do estado”, relatou o governador.
O deputado Dilmar Dal Bosco explicou que a medida faz justiça à realidade vivida pelo setor, pois as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos pesos de carcaça, o que reduz o valor de venda.
“O macho e a fêmea tinham o mesmo preço de mercado na hora de cobrar o Fethab. Agora acabamos com essa desigualdade. É uma conquista histórica para todo o setor e para Mato Grosso, já que temos o maior rebanho do país”, pontuou.
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain lembrou que essa é uma demanda antiga da pecuária mato-grossense.
“Essa proposta corrige uma distorção de duas décadas que a gente vinha mostrando a outros governos. Tivemos agora a sensibilidade do governador Mauro Mendes em fazer essa redução, que está promovendo justiça com o setor”, declarou.
Também participaram da reunião: o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Valmir Moretto, Julio Campos, Eduardo Botelho e Carlos Avallone; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Junior; o 2ª vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti; o diretor-executivo do Fórum Agro, Xisto Bueno; e o diretor-executivo do Sindifrigo, Jovenino da Cruz.
Notícias dos Poderes
MT é o 2º estado com maior número de mortes no trânsito no Centro-Oeste, diz PRF
13 de Outubro de 2025 as 07h58Motociclista fica gravemente ferido após colisão frontal com carro
Criança que estava na garupa da moto saiu ilesa
12 de Outubro de 2025 as 21h16Criança é flagrada em sacada de prédio e gera alerta sobre risco iminente de queda em Nova Mutum
Morador denuncia situação recorrente de perigo em prédio residencial no Jardim Bela Vista
12 de Outubro de 2025 as 21h13Idoso que colhia cogumelos é atacado por urso e acaba decapitado
Ataque ocorreu em floresta no Japão; número de mortes ligadas a ursos dispara no país
12 de Outubro de 2025 as 20h23Dupla de amigos morre após raio atingir barco de pescaria no Tocantins
13 de Outubro de 2025 as 06h49Família com três crianças é resgatada após orcas afundarem veleiro no litoral de Portugal
Ataques do tipo estão ficando cada vez mais frequentes na costa portuguesa
12 de Outubro de 2025 as 16h41PF investiga negócios de R$ 34 milhões entre lobista de MT e gigante das carnes
Esposa de lobista atuou em ações da JBS
11 de Outubro de 2025 as 16h10Pupy, elefanta resgatada na Argentina, morre após cinco meses no santuário de MT
Santuário informa que necropsia será realizada para identificar as causas da morte
11 de Outubro de 2025 as 15h55