Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Julho de 2024

Menu

Temporal no RS

Governador confirma rompimento de barragem de usina elétrica no Rio Grande do Sul

Geral | 02 de Maio de 2024 as 15h 46min
Fonte: Isto é

Foto: Reprodução

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou por meio de uma publicação no Instagram o rompimento parcial da barragem 14 de julho, que faz parte da Usina Hidrelétrica 14 de julho, localizada no Rio das Antas, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, na tarde desta quinta-feira, 2.

“Esse rompimento terá efeito no nível do Rio Taquari e da Bacia Antas Taquari. Nós fizemos a evacuação (do local), pois já tinha a notícia desde ontem sobre a ameaça, fizemos os alertas e, nas localidades que não conseguimos acesso, pedimos para as pessoas que buscassem os locais mais elevados no curso do rio”, completou o governador.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi (PSDB), pediu para que as pessoas que moram às margens dos Rios Taquari e das Antas saíam do local o mais rápido possível, pois a tendência é que o nível do rio suba de dois a quatro metros.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu um alerta por meio das suas redes sociais e ressaltou que equipes do órgão encontram-se no local para retirar as famílias que estão em área de risco. “É orientação expressa que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, completou.

 

Outro aviso

A Prefeitura de Caxias do Sul também alertou sobre o risco de rompimento da barragem do Complexo Dal Bó, pois há estimativa que faltam apenas 20 centímetros para o colapso.

“Famílias que estão em área de risco, ou na área do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, estão sendo retiradas pela Defesa Civil”, afirmou.