Em 2025
Governador anuncia recomposição tributária aos municípios afetados pela extinção do Fethab Diesel
Mauro Mendes conseguiu solução para evitar perdas aos municípios
Geral | 03 de Dezembro de 2024 as 10h 26min
Fonte: Mailson Prado | SES-MT

O governador Mauro Mendes anunciou que irá recompor as perdas tributárias aos municípios afetados pela extinção do Fethab Diesel, fundo que foi considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
O anúncio foi feito durante reunião do governador com prefeitos e representantes municipais no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, na tarde de segunda-feira (02.12).
Mauro Mendes assegurou que os municípios afetados pela decisão judicial não sofrerão prejuízos.
"A partir de 2025, a maioria dos municípios mato-grossenses sofreria perdas de receita. Para solucionar essa questão, chegamos a um acordo para compensar integralmente as perdas tributárias, ou seja, o Governo do Estado irá recompor todas essas perdas aos municípios a partir do próximo ano”, garantiu o governador.
O Fethab Diesel, recurso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), era voltado a financiar a manutenção de estradas municipais. Mas, com a decisão judicial, o fim do fundo deve gerar uma perda significativa de receita para diversas cidades.
Para Mauro Mendes, o acordo demonstra a eficiência do diálogo entre os poderes para encontrar soluções benéficas a todos.
“O Governo de Mato Grosso, em conjunto com a Assembleia Legislativa, a AMM e os prefeitos, atuou com agilidade e eficiência para construir uma solução que protege os interesses das cidades, assegurando a continuidade dos serviços públicos”, completou.
Participaram da reunião os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Carlos Avallone e Hugo Garcia; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda); o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin; além de outras lideranças regionais.
Notícias dos Poderes
Bombeiros controlam 3 incêndios florestais e combatem outros 13 nesta sexta
Os militares atuam de forma ininterrupta para conter o avanço das chamas, impedir a propagação do fogo e extinguir os focos ativos
15 de Agosto de 2026 as 08h30Entidades da UNESIN recebem orientações sobre regularização de imóveis
14 de Agosto de 2026 as 19h50ICMBio barra duplicação da MT-251 e Governo busca alternativas para liberar obra
O Governo de Mato Grosso considera a obra necessária para melhorar o tráfego e garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães
14 de Agosto de 2026 as 19h51Piloto relata à Aeronáutica quatro OVNIs coloridos em voo entre Santa Carmem e Sinop
Documento da Aeronáutica registra que três objetos voavam em formação e um fazia movimentos circulares; piloto também relatou luzes brancas e vermelhas
14 de Agosto de 2026 as 15h36Nova onda de calor pode quebrar recordes e levar termômetros a 42°C no Brasil
Fenômeno deve trazer alguns dos dias mais quentes de 2026
14 de Agosto de 2026 as 13h33Escritório de SP teria causado prejuízo milionário a empresas de MT
Empresários relatam autuações da Receita Federal pós compensações de créditos previdenciários
14 de Agosto de 2026 as 13h30LATAM terá cinco novos voos semanais entre Sinop e Guarulhos
Nova frequência começa em 26 de outubro e oferecerá opção de embarque no período da manhã
14 de Agosto de 2026 as 09h59