Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 30 de Abril de 2025

Menu

Golpe na praça

Golpistas estão enviando link para emissão de boleto adulterado do IPVA em site falso da Sefaz

Os golpistas enviam através do WhatsApp, e-mail e SMS links que redirecionam para um site muito semelhante à página oficial da Sefaz-MT

Geral | 18 de Março de 2025 as 10h 29min
Fonte: Unica News

Foto: Divulgação

Criminosos estão enviando links através do aplicativo de mensagens que redirecionaram para falso site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e aplicando golpes na população que pensa estar emitindo boleto para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Polícia Civil emitiu alerta que vale para todo o período de pagamento do tributo.

Os golpistas enviam através do WhatsApp, e-mail e SMS links que redirecionam para um site muito semelhante à página oficial da Sefaz-MT, com objetivo de induzir a população gerar o boleto de pagamento através dele ou até mesmo realizar o suposto pagamento via PIX. O valor, no entanto, é desviado para os criminosos e o tributo não é pago.

Outro modo de aplicação dos golpes é a aparição de sites fraudulentos nas primeiras posições em pesquisas realizadas em mecanismos de busca, como o Google. Nesta modalidade, as vítimas acreditam acessar o portal oficial da Sefaz-MT devido à similaridade visual das páginas falsas com a original, sendo enganadas ao realizar pagamentos indevidos.

Para evitar ser vítima deste tipo de crime, a Polícia Judiciária Civil orienta os cidadãos a tomarem as seguintes precauções:

- Sempre realizar o pagamento do IPVA diretamente pelo site oficial da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.
- Evitar clicar em links recebidos por SMS, aplicativos de mensagens ou e-mails não solicitados, mesmo que prometam descontos ou facilidades para o pagamento.
- Não realizar buscas aleatórias em mecanismos de pesquisa para acessar o site do IPVA; utilize sempre o endereço oficial da Sefaz-MT.
- Conferir com atenção os dados bancários e o nome do beneficiário antes de confirmar qualquer pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Sefaz-MT.
- Em caso de suspeita de golpe ou de efetiva fraude, registre imediatamente um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela Delegacia Digital (Delegacia Digital - Portal de Serviços da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso).