Primeira infância
Gestão de Dorner aumentou em 37% as vagas em creches e vai implantar a Rede Cegonha
O objetivo é fortalecer o cuidado materno-infantil na saúde e aumentar ainda mais as vagas nas creches
Geral | 10 de Setembro de 2024 as 14h 32min
Fonte: Da Redação

O candidato à reeleição para a Prefeitura de Sinop, Roberto Dorner (PL), aumentou em 37% as vagas em creches durante a sua gestão e quer investir ainda mais na primeira infância, com o programa Rede Cegonha.
O objetivo do novo programa é oferecer atenção integral à saúde materno-infantil, desde o pré-natal da mãe até o terceiro ano de vida da criança. Além do cuidado com a saúde dos bebês, Roberto tem o compromisso de ampliar ainda mais as vagas em creches em toda a rede, incluindo no Residencial Nico Baracat, para amparar as mães que precisam de cuidados com os filhos enquanto trabalham.
“Queremos garantir um acompanhamento ainda mais completo para as mães e seus bebês, desde o pré-natal até os primeiros anos de vida. É importante que, nessa fase, a criança tenha todo o suporte necessário para crescer saudável e amparada”, afirmou Dorner.
A gestão de Roberto construiu e entregou as EMEIs Camping Clube e Clara Teixeira, além de ter ampliado a EMEI Elizete Dallabrida. Com as unidades entregues, foram criadas 924 novas vagas em creches e pré-escola, de 0 a 5 anos, o que representa um aumento de 37%. No total, são 3.363 matrículas municipais em creches do município.
Cuidado materno-infantil na saúde
A paciente Josemilda Lacerda Tavares aguarda o nascimento do seu bebê com o acompanhamento pré-natal em dia, fornecido pela rede pública municipal. Ela veio do Pará para Sinop em busca de melhores condições de vida, e encontrou um lugar para trabalhar, formar sua família e prosperar.
“Eu fiquei muito surpresa com tudo que a saúde proporciona para a gente. É bem diferente do lugar que eu vim, que era bem difícil a questão de exames, de consultas médicas e acompanhamento. Recebi suporte emocional, que é a primeira coisa que a gente precisa. Todos os exames, eu fiz tudo pela UBS”, afirmou.
É para melhorar ainda mais esse atendimento, e concretizar a Rede Cegonha, que será ampliado o número de profissionais de saúde e fortalecida toda a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS) sob gestão municipal.
A ideia é que as gestantes sejam acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, sempre na mesma unidade de saúde, que registrará o histórico médico das pacientes, permitindo uma identificação mais ágil de riscos e necessidades tanto para as mães quanto para os bebês.
“Precisamos de um cuidado especial com as mães e crianças de Sinop. Elas poderão contar com todo o atendimento necessário, com conforto e segurança. Isso fortalecerá a prevenção, evitando muitos problemas de saúde. Queremos garantir a saúde das próximas gerações”, destacou Dorner.
Durante todo o período de acompanhamento, as mães realizarão exames, consultas, receberão vacinas e terão acesso a outros procedimentos em um único local, o que garantirá um pré-natal completo e eficiente.
As gestantes também serão vinculadas a uma maternidade de referência, assegurando vagas e um local certo para o parto. Após o nascimento, a criança será acompanhada de perto até os três anos de idade. O controle incluirá registros de peso, altura, medicamentos e tratamentos em andamento, além de exames regulares para garantir seu pleno desenvolvimento.
A proposta atende à demanda crescente das mães de Sinop. Ao contrário do restante do Brasil, que registrou em 2024 o menor número de nascimentos nos últimos 45 anos, Sinop teve um aumento de nascimentos, que chegou a quase 3.545 em 2022, conforme os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Notícias dos Poderes
Homem morre após levar descarga elétrica em Sinop
17 de Setembro de 2025 as 22h07Cervejas brasileiras ficam entre as melhores do mundo em competição internacional; veja quais
O European Beer Star, sediado na Alemanha, é considerado um dos concursos cervejeiros mais prestigiados do mundo
18 de Setembro de 2025 as 07h14SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36