Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 23 de Setembro de 2021

Geral

Gestantes e puérperas já podem se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19 em Sinop

Após o cadastramento, a Secretaria de Saúde entrará em contato para agendar a vacinação

Imunização | 28 de Maio de 2021 as 13h 34min
Fonte: Redação com assessoria

A Prefeitura de Sinop disponibilizou, nesta quinta-feira (27), um formulário para pré-cadastramento de grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos no período de 45 dias), com objetivo de organizar a vacinação do referido grupo contra a Covid-19. A partir do cadastro, profissionais da Secretaria de Saúde entrarão em contato para repassar as orientações necessárias e, também, fazer o agendamento para aplicação da primeira dose. O cadastro está disponível no seguinte link: https://forms.gle/6j2dG877WyF5XxhN8

“A princípio é apenas um cadastro. Elas [gestantes e puérperas] vão entrar no site, preencher os requisitos e, depois, a Secretaria entrará em contato, uma a uma, fazendo o agendamento desta vacinação”, explicou a coordenadora de Imunização e Rede Frio, Sirlei Castilho. Para atender este grupo, foi disponibilizado pelo Governo do Estado o imunizante Pfizer, que deve ser enviado em breve para Sinop, único município do interior do Estado a receber a referida vacina no momento.

Após o cadastramento, equipes da Secretaria de Saúde entrarão em contato com as mulheres, no decorrer da semana, para agendar a data e o horário de atendimento. “Esse agendamento é exclusivo para gestantes e puérperas que residem no município de Sinop. Nós recebemos doses para começar a atender esses dois grupos. Só podem fazer esse cadastro quem tem como comprovar a condição”, enfatizou.

No dia agendado para vacinação, a cadastrada deverá apresentar a documentação comprovando a condição. “Ou seja, a gestante que esteja em acompanhamento [pré-natal] leva o cartão de acompanhamento da gestante. Se não tiver iniciado o pré-natal ainda, pode ser o exame de gravidez e, a puérpera, tem que levar o registro de nascimento da criança que comprove que ela teve o bebê dentro dos 45 dias”, explicou.

Também será fundamental apresentar um documento oficial com foto, CPF, cartão SUS, cartão de vacinação e algum comprovante de residência em nome da pessoa a ser vacinada. “Tem que comprovar que mora em Sinop para poder estar recebendo a vacinação”, ressaltou.

Quando iniciado, o processo de vacinação deste público será feito exclusivamente no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás. A decisão leva em consideração as particularidades do imunizante. “Então centralizamos apenas em um local e vamos organizar, na semana, para atendermos as gestantes e puérperas que fizerem o cadastro e estiverem agendadas”, finalizou.

Conforme estimativa feita pela Secretaria de Estado de Saúde, o grupo composto por grávidas e puérperas em Sinop tem aproximadamente 2,7 mil mulheres.

PFIZER

O envio do imunizante a Sinop foi autorizado, hoje (27), pela Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB), por meio da resolução nº 52, que prevê remessa com cerca de 1,3 mil doses ao município. O referido imunizante também é de aplicação em duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas.