Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Debate

Fórum sobre Saneamento discute a universalização dos serviços de água e esgoto

Geral | 20 de Setembro de 2023 as 09h 49min
Fonte: Assessoria

Foto: Assessoria

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) Seção Mato Grosso realiza nos dias 28 e 29 de setembro, em Cuiabá (MT), o Fórum Regional sobre Saneamento. A iniciativa busca incentivar o diálogo sobre a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário e o desenvolvimento sustentável no estado. O evento será no Hotel Paiaguás e a participação é gratuita.

Ildisneya Velasco, presidente da ABES-MT destaca que o Fórum traz para Mato Grosso um cenário bastante positivo, pois irá proporcionar o enriquecimento do debate sobre o tema Universalização do Saneamento, como foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário, Sustentabilidade e Regionalização. “Debate este que vai envolver profissionais que tratam e acompanham o tema, bem como instituições de ensino e órgãos reguladores e controladores”, explica.

“Receberemos palestrantes e painelistas com atuação comprovada em diversos estados brasileiros e as mesas de discussões também serão compostas por profissionais renomados, ou seja, ambiente extremamente rico e propício para que possamos somar esforços no sentido de alcançar a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento para o nosso estado. Merecendo ser destacado que com o advento da universalização, os maiores beneficiários serão as famílias mato-grossenses, que poderão ter acesso a um ambiente saneado, que propicia mais saúde e qualidade de vida à população, completa Ildisneya, presidente da ABES-MT.

O Fórum será aberto com a palestra “Regionalização do Saneamento: caminhos e desafios para o Estado do MT”, ministrada por Gesner Oliveira, professor da FGV, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais e Sócio da GO Associados. A programação do evento traz ainda o painel “O panorama da universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável” apresentado por Fernando Garcia de Freitas do Instituto Trata Brasil.

Realizado pela ABES, o Fórum sobre Saneamento conta com o apoio da Aegea Saneamento, Ministério Público do MT, OAB, Tribunal de Contas do Estado, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá-MT (ARSEC) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA), ligado à UFMT.

As inscrições podem ser feitas através do link As inscrições podem ser feitas na página do Fórum no Sympla: https://www.sympla.com.br/forum-regional-sobre-saneamento------rumo-a-universalizacao-e-sustentabilidade-no-mato-grosso__2153376

 

Programação

28/09 – Quinta-feira

14h00 - Abertura: Abes MT, NIESA, AMM, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado

14h30 - Os desafios da Universalização do Saneamento para o Brasil e o Estado do MT

Palestrante: Gesner Oliveira (60’)

15h30 - Tema do painel de discussão: Perspectivas de Investimentos no Estado de Mato Grosso 

Mesa de discussão (convidados): Gesner Oliveira / Eliana Rondon / Fabiola Sampaio / Alexandro de Oliveira / Luiz Nespolo (45’)

Mediação: Juliana Almeida Dutra

16h15 - Intervalo

16h30 - Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil

Palestrante: Juliana Almeida Dutra (30’)

17h00 - O panorama da universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável

Palestrante: Fernando Garcia de Freitas - Trata Brasil (30’)

Mesa de discussão (convidados): Juliana Almeida Dutra, André Rossi Machado, Ildisneya Velasco, Paulo Antunes, Yann Dieggo Souza de Timotheo de Almeida

Lançamento do livro “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil” e sorteio de exemplares

18h15 – Encerramento

29/09 – Sexta-feira

08h30 - Regionalização do Saneamento: caminhos e desafios para o Estado do MT

Palestrante: Marcos D’Avino Mitidieri e Fernando Marcato (60’)

Mesa de discussão (convidados): Dr. Carlos Eduardo Silva (MP), Fernando Marcato, Marcos D’Avino Mitidieri, Patrícia Valéria Vaz Areal (Coordenadora Geral do Marco do Saneamento) - (60’). Mediação: Paulo Antunes

10h30 - Intervalo

10h45 - Os desafios da implementação da Regionalização no Brasil e no Estado de Mato Grosso e a importância das alianças estratégicas

Mesa de discussão (convidados): Secretaria de Infraestrutura, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado 

Mediação: Eliana Rondon 

12h00 - Encerramento