Debate
Fórum sobre Saneamento discute a universalização dos serviços de água e esgoto
Geral | 20 de Setembro de 2023 as 09h 49min
Fonte: Assessoria

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) Seção Mato Grosso realiza nos dias 28 e 29 de setembro, em Cuiabá (MT), o Fórum Regional sobre Saneamento. A iniciativa busca incentivar o diálogo sobre a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário e o desenvolvimento sustentável no estado. O evento será no Hotel Paiaguás e a participação é gratuita.
Ildisneya Velasco, presidente da ABES-MT destaca que o Fórum traz para Mato Grosso um cenário bastante positivo, pois irá proporcionar o enriquecimento do debate sobre o tema Universalização do Saneamento, como foco em abastecimento de água e esgotamento sanitário, Sustentabilidade e Regionalização. “Debate este que vai envolver profissionais que tratam e acompanham o tema, bem como instituições de ensino e órgãos reguladores e controladores”, explica.
“Receberemos palestrantes e painelistas com atuação comprovada em diversos estados brasileiros e as mesas de discussões também serão compostas por profissionais renomados, ou seja, ambiente extremamente rico e propício para que possamos somar esforços no sentido de alcançar a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento para o nosso estado. Merecendo ser destacado que com o advento da universalização, os maiores beneficiários serão as famílias mato-grossenses, que poderão ter acesso a um ambiente saneado, que propicia mais saúde e qualidade de vida à população, completa Ildisneya, presidente da ABES-MT.
O Fórum será aberto com a palestra “Regionalização do Saneamento: caminhos e desafios para o Estado do MT”, ministrada por Gesner Oliveira, professor da FGV, onde coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais e Sócio da GO Associados. A programação do evento traz ainda o painel “O panorama da universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável” apresentado por Fernando Garcia de Freitas do Instituto Trata Brasil.
Realizado pela ABES, o Fórum sobre Saneamento conta com o apoio da Aegea Saneamento, Ministério Público do MT, OAB, Tribunal de Contas do Estado, Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá-MT (ARSEC) e Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Saneamento Ambiental (NIESA), ligado à UFMT.
As inscrições podem ser feitas através do link As inscrições podem ser feitas na página do Fórum no Sympla: https://www.sympla.com.br/forum-regional-sobre-saneamento------rumo-a-universalizacao-e-sustentabilidade-no-mato-grosso__2153376
Programação
28/09 – Quinta-feira
14h00 - Abertura: Abes MT, NIESA, AMM, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado
14h30 - Os desafios da Universalização do Saneamento para o Brasil e o Estado do MT
Palestrante: Gesner Oliveira (60’)
15h30 - Tema do painel de discussão: Perspectivas de Investimentos no Estado de Mato Grosso
Mesa de discussão (convidados): Gesner Oliveira / Eliana Rondon / Fabiola Sampaio / Alexandro de Oliveira / Luiz Nespolo (45’)
Mediação: Juliana Almeida Dutra
16h15 - Intervalo
16h30 - Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil
Palestrante: Juliana Almeida Dutra (30’)
17h00 - O panorama da universalização do saneamento e o desenvolvimento sustentável
Palestrante: Fernando Garcia de Freitas - Trata Brasil (30’)
Mesa de discussão (convidados): Juliana Almeida Dutra, André Rossi Machado, Ildisneya Velasco, Paulo Antunes, Yann Dieggo Souza de Timotheo de Almeida
Lançamento do livro “Quanto vale cada real investido em saneamento no Brasil” e sorteio de exemplares
18h15 – Encerramento
29/09 – Sexta-feira
08h30 - Regionalização do Saneamento: caminhos e desafios para o Estado do MT
Palestrante: Marcos D’Avino Mitidieri e Fernando Marcato (60’)
Mesa de discussão (convidados): Dr. Carlos Eduardo Silva (MP), Fernando Marcato, Marcos D’Avino Mitidieri, Patrícia Valéria Vaz Areal (Coordenadora Geral do Marco do Saneamento) - (60’). Mediação: Paulo Antunes
10h30 - Intervalo
10h45 - Os desafios da implementação da Regionalização no Brasil e no Estado de Mato Grosso e a importância das alianças estratégicas
Mesa de discussão (convidados): Secretaria de Infraestrutura, OAB, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado
Mediação: Eliana Rondon
12h00 - Encerramento
Notícias dos Poderes
Mulher é internada para operar fêmur e sai de hospital com pinos na perna errada
04 de Julho de 2025 as 16h14Justiça Federal de Sinop tem 2,4 mil processos esperando sentença há mais de 30 dias
Destes, 587 estão prontos para receber a sentença do juiz há mais de 180 dias
04 de Julho de 2025 as 16h05Motociclista italiano é morto por ursa após tirar selfie com os animais em famosa estrada da Romênia
Omar Farang Zin foi arrastado por mais de 55 metros de uma ravina íngreme e não resistiu aos ferimentos
04 de Julho de 2025 as 14h44Energisa explica como vai funcionar a Nova Tarifa social
Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia
04 de Julho de 2025 as 14h34Evermat recebe Licença Ambiental para instalação de sua 1º unidade em Mato Grosso
04 de Julho de 2025 as 11h14CNJ anula edital do TJ e proíbe contratações temporárias de oficiais de justiça em MT
03 de Julho de 2025 as 18h55Seplag disponibiliza sistema para servidores solicitarem verificação de consignados
Sistema vai permitir verificação da existência de operação e de contrato, autorização e também eventuais ofensas aos direitos do consumidor
04 de Julho de 2025 as 06h53Os 50 carros mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025
Fiat Strada superou Volkswagen Polo ao emplacar mais de 62 mil veículos no país; veja ranking
03 de Julho de 2025 as 16h18