Operação virtude
Forças de Segurança intensificam ações de combate a crimes contra idosos em Mato Grosso
Somente no mês de outubro, já foram realizadas mais de 440 atividades educativas e averiguadas cerca de 50 denúncias
Geral | 26 de Outubro de 2023 as 11h 21min
Fonte: Fabiana Mendes - SESP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realiza, nesta quinta-feira (26.10), o "Dia D" de combate à violência contra a pessoa idosa. A ação faz parte da Operação Integrada Virtude, deflagrada em todo território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Em Mato Grosso, mais de 100 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros estão empenhados desde o dia 2 de outubro em atividades educativas, preventivas e de fiscalização de denúncias contra idosos. As equipes também inspecionam prédios onde funcionam lares de idosos para averiguar as condições dos imóveis.
O coordenador de Planejamento e Monitoramento das Regiões Integradas (Coplam), da Sesp, tenente-coronel PM Marcus Vinicius Akira Sakata, destaca que neste Dia D, as forças de segurança intensificam as ações que já vem sendo realizadas desde o começo do mês.
“As forças de segurança atuam no combate a todos tipos de violência contra o idoso no dia a dia, como por exemplo física e psicológica. Neste mês e principalmente no Dia D, com apoio do Ministério da Justiça, ampliamos as ações e a integração para termos um alcance maior do pré ao pós-atendimento à pessoa idosa”, pontua.
Somente no mês de outubro, foram realizadas mais de 440 ações educativas e averiguadas aproximadamente 50 denúncias. Em uma delas, na cidade de General Carneiro (450 km de Cuiabá), um idoso de 91 anos, que estava vivendo em condições de vulnerabilidade física e patrimonial foi resgatado em ação da PM, PJC, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Conselho do Idoso.
As equipes foram acionadas após uma denúncia anônima relatando que um idoso estaria vivendo em condições precárias. No local, a vítima contou que a filha de 55 anos e o genro de 39 estavam retendo seu cartão de benefício social e desviando os recursos para fins diferentes, deixando-o em estado de abandono e vulnerabilidade.
Enquanto a filha e o genro se aproveitavam do benefício do idoso, ele vivia desnutrido em um ambiente insalubre. A filha estava em viagem para Primavera do Leste e chegou na residência do pai no momento da ocorrência. Já o marido dela estava trabalhando em uma fazenda e as equipes detiveram o suspeito no local. Ambos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos.
Denúncias
As denúncias de violações de direitos humanos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), por meio do 190, ou disque denúncia da Polícia Militar 0800.065.3939 e disque denúncia da PJC, 197.
Notícias dos Poderes
TCE-MT integra acordo interinstitucional em defesa da integridade e transparência na gestão pública
20 de Outubro de 2025 as 16h48Zampieri sacou mais de R$ 12 milhões em espécie com lobista
Andreson Gonçalves usava doleiro de São Paulo para movimentar valores e ocultar origem ilícita
20 de Outubro de 2025 as 16h43Semana tem alerta de tempestades e mínima chega a 19ºC em Mato Grosso
20 de Outubro de 2025 as 15h08Jovem internado no HMC por suspeita de intoxicação com metanol corre risco de ficar cego
Paciente passou por avaliação oftalmológica que identificou neurite óptica bilateral, ou seja, inflamação que causa dor nos olhos e pode ocorrer perda da visão.
20 de Outubro de 2025 as 14h56PF aponta 41 vínculos de empresário e rede para manipular ações
Grupo é suspeito de usar a Fource como fachada para burlar credores e interferir em decisões do STJ
20 de Outubro de 2025 as 14h46Sucuri se enrola no focinho de onça durante ataque no Pantanal
Fotógrafo capturou o momento em que a onça Amber vence a disputa contra a cobra em meio à vegetação alagada
20 de Outubro de 2025 as 10h37Jovem morre afogado ao tentar atravessar rio
Vítima deixa esposa grávida.
20 de Outubro de 2025 as 10h28Ônibus é destruído por incêndio na MT-270
Os bombeiros conseguiram conter as chamas e realizar o rescaldo, garantindo que não houvesse reignição
20 de Outubro de 2025 as 10h25