Belezas naturais
Florada intensa dos ipês enfeita Sinop
Cidadãos aproveitam para apreciar e fotografar a beleza dessa época
Geral | 07 de Agosto de 2019 as 10h 56min
Fonte: Lecyane Moreira

Sinop tem um leque de belezas naturais para cada época do ano. Depois dos girassóis e com o fim do ciclo do algodão no campo, os ipês começam a florir nas avenidas da cidade.
O seu desabrochar é encantador. Entre o inverno e a primavera os ipês atingem a sua mais encantadora forma. Quanto mais frio e seco estiver o clima, mais intensa é a floração. Árvore símbolo do cerrado, o ipê é abundante na região, atrai muitos animais silvestres, como aves, roedores e insetos, em especial abelhas e borboletas que fazem a polinização.
De acordo com o biólogo da Embrapa, Ingo Isernhagen, a floração abundante dos ipês ocorre devido ao um estresse hídrico, sofrido pelas plantas. “Elas sentem a falta de água e para economizar umidade, eliminam as folhas e aproveitam este momento para colocar para fora, as flores, o que acaba atraindo os polinizadores”, explicou.
A pluralidade de cores e formatos compõe a paisagem cênica de Sinop. Brancos, amarelos, rosas e roxos, enfeitam as ruas da cidade. Apesar da distinção visual limitar a 4 cores, existem mais de 100 espécies de ipês registrados na região.
A planta foi amplamente utilizada na arborização urbana de Sinop. Em parte pelo fácil cultivo. Segundo o biólogo da Embrapa, os ipês não necessitam de um espaço só para eles. “Os Ipês não tem tantas raízes superficiais. Então, do ponto de vista das calçadas, se adaptam ao espaço urbano”, ressalta.
As flores dos ipês caindo no chão, farfalhando ao vento, criam em Sinop uma imagem de outono europeu. Um dos pontos mais contemplados da cidade é a Avenida da Saudade, próximo ao cemitério. No canteiro central da avenida foi construída uma ciclovia, e dos lados, dezenas de ipês foram plantados, enfileirados, formando um corredor verde.
Impossível não se sentir tentado a contemplar a beleza dos ipês. É o que tem feito o casal Laura e João Paulo. Eles moram na Avenida dos Flamboyants e em frente da sua casa tem um ipê. “É o segundo ano que podemos observar essa floração intensa”, conta a empresária Laura.
Os ipês despertam os olhares de fotógrafos e casais, que aproveitam para registrar momentos em suas vidas. Dentre esses casais mais apaixonados conhecemos o Kennedy Souza e Djhennefer Helena que toparam junto do fotografo Julio Tabile registrar essa época maravilhosa.
O casal se conhece há 10 anos. Eles moram em Sinop desde 2015. Kennedy já aproveitou essa temporada e acertou o local das fotos “As fotos ficaram legais, acredito que é um momento legal e se tornam pontos turísticos na cidade”, comentou Kennedy.
Confira alguns locais que o repórter Julio Tabile registrou.
Notícias dos Poderes
Aeroporto de VG fecha no período noturno para manutenção e prejudica voos
O remanejamento dos voos durante o período de obras tem causado atrasos, cancelamentos e diversos transtornos aos passageiros.
02 de Agosto de 2025 as 09h30Academia é condenada em R$ 100 mil por cobrança extra
01 de Agosto de 2025 as 17h04Prefeito de Cuiabá e homem trans 'batem-boca' por causa de pronome neutro
01 de Agosto de 2025 as 15h54Mato Grosso tem redução de 70% nos focos de calor em julho; menor índice em 27 anos
Clima ajudou para a redução, mas impacto também é resultado da política de tolerância zero contra os crimes ambientais
01 de Agosto de 2025 as 15h48Gasolina com 30% de etanol entra em vigor a partir desta sexta-feira
Governo afirma que economia para o consumidor final pode chegar até R$ 0,20 por litro de gasolina comum
01 de Agosto de 2025 as 15h13Conselheiro Antonio Joaquim articula nova luta para ampliar recursos da educação infantil em 2025
34 municípios já aderiram ao edital do governo estadual para construção de creches, mas recurso previsto não será suficiente
01 de Agosto de 2025 as 15h07Lançada a campanha de renegociação de dívidas e de incentivo à educação financeira
01 de Agosto de 2025 as 14h43Governador sanciona lei que congela valores do Fethab
Medida garante previsibilidade ao setor agropecuário ao manter fixo o valor da contribuição de fundo estadual
01 de Agosto de 2025 as 14h31