Tragédia
‘Fizemos de tudo’, diz médica que cuidava de grávida que morreu de Covid-19
A crise do ano passado não se compara com o que estamos vivendo hoje, relata médica
Geral | 05 de Abril de 2021 as 10h 58min

Uma médica que fez parte da equipe que cuidava da jovem Mikaely Karoline Souza, de 20 anos, que estava grávida de 7 meses morreu em decorrência da Covid-19 em Sinop, afirma que os profissionais fizeram o possível para salvar a paciente.
Mikaely estava internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há quatro dias. O bebê morreu junto com a mãe.
O pedido de transferência era urgente para uma UTI do Hospital Regional, sem vagas, a secretaria de Saúde do município chegou a tentar uma vaga em outros hospitais até mesmo fora de Mato Grosso, mas não conseguiu.
A médica, que não quis se identificar, disse que além da UTI adulto, a paciente também precisava de uma UTI neonatal, mas não havia nenhuma disponível.
“Havia uma vaga foi quando ela começou a ter uma desestabilização. Ficamos em cima dela por duas horas, mas não tínhamos força nem de pedir para parar [de tentar salvá-la]. Fizemos de tudo”, lamentou a profissional.
A UPA onde ela estava internada não tinha a estrutura necessária para ela e nem para o bebê.
“Às vezes a gente vê a família colocando pressão dizendo ‘ele é o amor da minha vida’. A gente deixa e não vê a nossa família todos os dias. Enquanto eles têm um, a gente tem 30, 40, 50 pacientes como um todo. Só a gente sabe o que está vivendo e vendo. Teve a crise do ano passado e não se compara com o que estamos vivendo hoje”, desabafou a médica.
A fila de espera por leitos de UTI no estado é de 198 pessoas, conforme boletim divulgado pelo governo nesse sábado (3).
Na semana passada, a família de Mikaely entrou na Justiça para conseguir uma vaga na UTI, mas não foi possível a transferência por falta de vaga.
A secretaria de Saúde de Sinop disse que quadro de saúde da gestante era gravíssimo e que a equipe tentava conseguir tanto um leito de UTI para paciente e um outro leito de UTI neonatal para o bebê.
Nas redes sociais, amigos e familiares de Mikaely lamentaram a morte e prestaram homenagens. (Informações G1 MT)
Notícias dos Poderes
SES e TCE reúnem gestores e profissionais de saúde em encontro para debater prevenção ao suicídio
Evento foi realizado nesta quarta-feira (17), com o objetivo de debater melhorias e soluções para a área da saúde mental em Mato Grosso
17 de Setembro de 2025 as 17h22Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16