Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 11 de Setembro de 2025

Menu

Reabilitação

Filhote de onça-pintada resgatado em Sinop espera para ser solto na natureza

‘Xamã’ foi resgatado de incêndios florestais no ano passado

Geral | 20 de Fevereiro de 2023 as 11h 18min
Fonte: Redação BomDia-MT

Foto: Noelly Castro/Proteção Animal Mundial

O filhote de onça-pintada batizado de ‘Xamã’ resgatado de incêndios florestais no ano passado, em Sinop, aguarda para ser solto na natureza.  Nesta segunda-feira (20), o felino completou um mês de reabilitação no abrigo da ONG Onçafari e, agora, aguarda para ser solto na natureza.

Com oito meses de idade e pesando 27 kg, Xamã aproveita o espaço de 15 mil metros quadrados, com árvores nativas e repleto de armadilhas fotográficas, para viver uma simulação de como seria sua vida selvagem.

Esse monitoramento é necessário porque ele foi resgatado bastante debilitado por causa das queimadas, quando se separou da sua mãe e foi socorrido pelo Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em agosto de 2022.

Além disso, a espécie dos felinos está em risco de extinção, o que aumenta a responsabilidade sobre a sua preservação.

Segundo uma das responsáveis pelo filhote na ONG, Juliana Altona, por volta de 14 meses ele terá idade suficiente para começar a caçar.

“Ele tem um comportamento muito bom. Quando escuta qualquer barulho, ele se esconde. Desde que chegou, não visualizamos ele. Somente captamos imagens das câmeras que ficam na tela”, contou.

O filhote ainda deve aprender mais sobre como interagir com outros animais, segundo Altona. Para isso, a ONG preparou um local com uma cerca para que outras espécies passam perto dele, com objetivo de estimular um contato seguro.

O filhote segue sob supervisão em uma das bases da ONG localizada em Jacareacanga, no Pará, desde que foi transferido de Sinop, no começo deste ano.