Polícia
Femicídios sobem no Estado; 75% das mulheres são assassinadas dentro de casa
O Brasil é considerado com a terceira melhor lei de proteção à mulher, mas também é o 5º país que mais mata
Geral | 08 de Março de 2023 as 17h 09min
Fonte: Gazeta Digital

Com o aumento de 9% dos casos de feminicídio em Mato Grosso em 2022, dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam que 75% das vítimas foram mortas dentro de casa, sendo que todas foram assassinadas por alguém próximo, principalmente por homens com quem mantinham um vínculo afetivo.
O levantamento Visível e Invisível: A Vitimização de Mulheres no Brasil, realizado pelo Fórum de Segurança Pública e Instituto Datafolha, mostra que para 53,8% das mulheres vítimas de violência, no ano passado, o ambiente menos seguro era dentro de casa.
Os dois estudos destacam que em 2020 os casos de violência contra mulher e os feminicídios aumentaram no período de isolamento social, quando as vítimas permaneceram mais tempo em seus lares, ao lado de parceiros e familiares, o que contribuiu para intensificar os conflitos. Porém, mesmo após o relaxamento das medidas de saúde, e uma pequena queda nos índices, os casos voltaram a aumentar em 2022.
A juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Cuiabá, explica que entre as motivações para os crimes de violência de gênero estão o ciúmes, inconformismo com o fim da relação, desconfianças e sentimentos de posse.
Nós tivemos o aumento de medidas protetivas, com isso as mulheres estão se sentindo empoderadas. Temos campanhas intensas, ações de órgãos públicos e Ongs, além dos canais de denúncia, para dar uma consciência para a mulher se enxergar enquanto vítima. Muitas vezes ela não se vê assim, nem a pessoa que comete a violência está se reconhecendo como agressor.
Para a magistrada, a Lei Maria da Penha é uma grande conquista, mas ainda há muito a ser feito. O Brasil é considerado com a terceira melhor lei de proteção à mulher, mas também é o 5º país que mais mata. Com a lei, temos várias ferramentas de proteção, como a medida protetiva, que é uma das melhores coisas, mas não basta apenas proteger a vítima e punir o agressor, temos que trabalhar todo o ser humano, desde os bancos escolares. Temos que trabalhar explicando o que é a violência de gênero desde a educação infantil.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso é finalista em edição nacional de feira de empreendedores da favela
Evento foi realizado entre os dias 1º e 3 de dezembro na Expo Center Norte, em SP
04 de Dezembro de 2023 as 16h06Natal dos Sonhos segue com programação cultural especial: Confira o cronograma
A atração especial segue nos dias 08/12, 16/12 e 23/12
04 de Dezembro de 2023 as 14h00TRT-23 reinaugura fórum de Sinop com estrutura para novas varas de trabalho
O Fórum conta agora com quatro salas de audiência modernas, acessíveis e confortáveis para melhor atender a sociedade, servidores e magistrados
04 de Dezembro de 2023 as 13h48Homem e adolescente são atacados por abelhas em bairro de Sinop
Durante atendimento bombeiro também foi atacado
04 de Dezembro de 2023 as 08h08Fiscalização apreende 885 kg de pescado e solta 973 peixes nos dois primeiros meses de defeso da piracema
As operações são coordenadas pela Sema junto com Polícia Militar, Batalhão de Proteção Ambiental e Polícia Civil
04 de Dezembro de 2023 as 07h46TRE-MT Aguarda Escolha de Novo Juiz-Substituto Entre Treze Advogados; Confira os nomes;
O TRE-MT é composto por sete magistrados, dos quais dois são desembargadoras escolhidas dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso
04 de Dezembro de 2023 as 07h19Caminhonete capota após passar por quebra-molas em Santa Carmem
Não foi apontado se houve o registro de feridos
03 de Dezembro de 2023 as 12h38Em Primavera do Leste, Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas
O objetivo é a busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT
02 de Dezembro de 2023 as 14h21