Fé com Obras leva atendimento em saúde e diversão ao bairro Camping Club
Em torno de 1,5 mil pessoas passaram pela Escola Renee Menezes
Geral | 21 de Junho de 2024 as 09h 47min
Fonte: Assessoria

O bairro Camping Club foi palco da ação Fé Com Obras, realizada na última quinta-feira (13) em parceria entre o Instituto Renovada, a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) campus Sinop, o Rotary Club, Omdas (Organização Multifuncional de Desenvolvimento e Auxílio Social) e Prefeitura de Sinop. A ação foi realizada na Escola Estadual Renee Menezes, e teve um público aproximado de 1,5 mil pessoas.
Desde o início da manhã, foram oferecidos diversos serviços em saúde, como teste glicêmico, aferição de pressão sanguínea, tipagem sanguínea, acuidade visual, bioimpedância, RQC, podologia e vacinação; de cunho social, como estética, barbearia, fisioterapia, massoterapia, orientação no Bolsa Família, em habitação e SINE e rotulagem de alimentos; e para as crianças, teatro, pintura facial, giro radial e escorregador.
Segundo o presidente do Renovada, Renan Soares, o evento é realizado desde 2017 em regiões carentes de atendimentos em saúde e social. “Miramos nessa população mais carente, que precisa se deslocar até a cidade para ter atendimento. Nossa estrutura traz diversos serviços em saúde e recreação às famílias”.
O Rotary Club é um dos principais parceiros dessa ação conjunto, que envolve profissionais e acadêmicos em diversas áreas. “A gente apoia essas iniciativas voltadas ao bem-estar e à saúde da população porque é uma forma de podermos levar a essas pessoas informações e serviços em saúde que, muitas vezes, as pessoas não têm acesso”, explica a presidente do Rotary, Juliana Agostini.
O professor André Mueller, coordenador do UFMT na Comunidade, lembra que o projeto existe há mais de 10 anos, e consegue hoje realizar até quatro ações por ano na comunidade. “O objetivo é prestar serviços gratuitos à população, com a participação de professores e principalmente de estudantes, que trazem o conhecimento adquirido na sala de aula para a prática com a comunidade”.
Exemplo disso é o estudante de Enfermagem, Anderson Manoel, hoje monitor dentro do projeto. “Levar o acadêmico para a comunidade é tirá-lo da zona de conforto, fazendo-o conhecer a situação de vulnerabilidade de toda aquela população. É uma ação muito importante que traz educação e promoção em saúde nas regiões periféricas de nossa cidade”, destacou. Participaram da ação alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Veterinária.
Um dos responsáveis pelo projeto é o professor Mário Sugizaki, que esteve com o UFMT na Comunidade no mesmo Camping Club há 10 anos. “Começamos com ações pontuais em UBSs e nas pistas de caminhada, mas o projeto foi ganhando corpo e ampliando. Hoje, temos satisfação de voltar ao Camping, um bairro mais afastado da cidade, e trazer à população opções de atendimento na saúde e entretenimento para a criançada”.
A Secretaria de Saúde de Sinop adquiriu recentemente um consultório móvel, que proporciona atendimento odontológico à população. A supervisora de saúde bucal Sirlene Koraleski lembra que, explica que, quando a comunidade não busca o atendimento, o serviço vai até a comunidade. “Esse consultório portátil auxilia demais nos lugares onde não há odontologia. Nessas ações, conseguimos realizar algumas avaliações e encaminhamentos para as UBSs que fornecem atendimento odontológico”.
A comunidade atendida pelo Fé Com Obras abrange não apenas as pessoas, mas também os animais de estimação. Por isso, a médica veterinária Graciele Batista, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levou medicação, vacinação e orientação aos tutores. “Zoonoses são transmitidas para os humanos, então é fundamental que as pessoas saibam cuidar dos seus bichinhos, se atentando à vacinação e a cuidados diários com eles”.
A dona de casa Francisca Maria aproveitou o dia para levar o cãozinho Tobi para tomar a vacina antirrábica. “A gente agradece a todo mundo que se movimentou para trazer um evento como esse aqui para o bairro, porque é difícil sair daqui e levar os cachorros para uma consulta em veterinário. Além de longe, às vezes nós não temos condições financeiras. E aqui a gente tem a oportunidade de entender a importância e usufruir de tudo o que trouxeram para cá”, completou.
O neto dela, o pequeno Cauê, de 5 anos, se divertia com o rosto pintado e um algodão-doce nas mãos. “Eu queria esses eventos mais vezes, tem bastante brincadeira, bem divertido”.
O Fé Com Obras conta com o envolvimento de diversos parceiros, além do apoio do Laboratório Santa Mônica.
Notícias dos Poderes
Especializada em prédios de alto padrão, Haacke verticaliza skyline de Sinop
19 de Maio de 2025 as 15h29Sinop marca presença em rodada internacional de negócios durante o Avistar Brasil 2025
19 de Maio de 2025 as 15h12Instituto pede afastamento de corregedor da OAB-MT após denúncia envolvendo patrocínio simultâneo
Pedido foi encaminhado à Presidência da seccional e se refere à atuação de escritório que teria representado, ao mesmo tempo, a Unimed Cuiabá e uma beneficiária em ação judicial
19 de Maio de 2025 as 15h03Estados Unidos oferecem recompensa de quase R$ 60 milhões por informações sobre o Hezbollah na fronteira do Brasil
Autoridades buscam informações sobre redes financeiras da organização na região da Tríplice Fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai
19 de Maio de 2025 as 12h46