Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Segunda Feira 15 de Julho de 2024

Menu

Fé com Obras leva atendimento em saúde e diversão ao bairro Camping Club

Em torno de 1,5 mil pessoas passaram pela Escola Renee Menezes

Geral | 21 de Junho de 2024 as 09h 47min
Fonte: Assessoria

Foto: Baruc Filmes

O bairro Camping Club foi palco da ação Fé Com Obras, realizada na última quinta-feira (13) em parceria entre o Instituto Renovada, a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) campus Sinop, o Rotary Club, Omdas (Organização Multifuncional de Desenvolvimento e Auxílio Social) e Prefeitura de Sinop. A ação foi realizada na Escola Estadual Renee Menezes, e teve um público aproximado de 1,5 mil pessoas.

Desde o início da manhã, foram oferecidos diversos serviços em saúde, como teste glicêmico, aferição de pressão sanguínea, tipagem sanguínea, acuidade visual, bioimpedância, RQC, podologia e vacinação; de cunho social, como estética, barbearia, fisioterapia, massoterapia, orientação no Bolsa Família, em habitação e SINE e rotulagem de alimentos; e para as crianças, teatro, pintura facial, giro radial e escorregador.

Segundo o presidente do Renovada, Renan Soares, o evento é realizado desde 2017 em regiões carentes de atendimentos em saúde e social. “Miramos nessa população mais carente, que precisa se deslocar até a cidade para ter atendimento. Nossa estrutura traz diversos serviços em saúde e recreação às famílias”.

O Rotary Club é um dos principais parceiros dessa ação conjunto, que envolve profissionais e acadêmicos em diversas áreas. “A gente apoia essas iniciativas voltadas ao bem-estar e à saúde da população porque é uma forma de podermos levar a essas pessoas informações e serviços em saúde que, muitas vezes, as pessoas não têm acesso”, explica a presidente do Rotary, Juliana Agostini.

O professor André Mueller, coordenador do UFMT na Comunidade, lembra que o projeto existe há mais de 10 anos, e consegue hoje realizar até quatro ações por ano na comunidade. “O objetivo é prestar serviços gratuitos à população, com a participação de professores e principalmente de estudantes, que trazem o conhecimento adquirido na sala de aula para a prática com a comunidade”.

Exemplo disso é o estudante de Enfermagem, Anderson Manoel, hoje monitor dentro do projeto. “Levar o acadêmico para a comunidade é tirá-lo da zona de conforto, fazendo-o conhecer a situação de vulnerabilidade de toda aquela população. É uma ação muito importante que traz educação e promoção em saúde nas regiões periféricas de nossa cidade”, destacou. Participaram da ação alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Veterinária.

Um dos responsáveis pelo projeto é o professor Mário Sugizaki, que esteve com o UFMT na Comunidade no mesmo Camping Club há 10 anos. “Começamos com ações pontuais em UBSs e nas pistas de caminhada, mas o projeto foi ganhando corpo e ampliando. Hoje, temos satisfação de voltar ao Camping, um bairro mais afastado da cidade, e trazer à população opções de atendimento na saúde e entretenimento para a criançada”.

A Secretaria de Saúde de Sinop adquiriu recentemente um consultório móvel, que proporciona atendimento odontológico à população. A supervisora de saúde bucal Sirlene Koraleski lembra que, explica que, quando a comunidade não busca o atendimento, o serviço vai até a comunidade. “Esse consultório portátil auxilia demais nos lugares onde não há odontologia. Nessas ações, conseguimos realizar algumas avaliações e encaminhamentos para as UBSs que fornecem atendimento odontológico”.

A comunidade atendida pelo Fé Com Obras abrange não apenas as pessoas, mas também os animais de estimação. Por isso, a médica veterinária Graciele Batista, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levou medicação, vacinação e orientação aos tutores. “Zoonoses são transmitidas para os humanos, então é fundamental que as pessoas saibam cuidar dos seus bichinhos, se atentando à vacinação e a cuidados diários com eles”.

A dona de casa Francisca Maria aproveitou o dia para levar o cãozinho Tobi para tomar a vacina antirrábica. “A gente agradece a todo mundo que se movimentou para trazer um evento como esse aqui para o bairro, porque é difícil sair daqui e levar os cachorros para uma consulta em veterinário. Além de longe, às vezes nós não temos condições financeiras. E aqui a gente tem a oportunidade de entender a importância e usufruir de tudo o que trouxeram para cá”, completou.

O neto dela, o pequeno Cauê, de 5 anos, se divertia com o rosto pintado e um algodão-doce nas mãos. “Eu queria esses eventos mais vezes, tem bastante brincadeira, bem divertido”.

O Fé Com Obras conta com o envolvimento de diversos parceiros, além do apoio do Laboratório Santa Mônica.