Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sábado 13 de Julho de 2024

Menu

Reconhecimento

Fator MT recebe Moção de Aplauso por registrar histórias dos 50 Anos de Sinop

Projeto está criando um acervo de biografias de pessoas que ajudaram construir a cidade

Geral | 19 de Junho de 2024 as 14h 39min
Fonte: Redação

Foto: Fator MT

Um projeto da iniciativa privada, produzido para comemorar os 50 anos de fundação da cidade de Sinop, recebeu o reconhecimento da Câmara de vereadores do município. Intitulado “Sinop 50 Anos, a História de Nossa Gente”, o projeto realizado pela produtora e editora Fator MT está registrando a biografia de pessoas, empresas e entidades que deram a sua contribuição na formação da cidade ao longo das 5 décadas. O trabalho de acervo histórico e formação de cultura recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Sinop.

A moção foi proposta pelo vereador Hedvaldo Costa (Novo) e foi aprovada pelo plenário no dia 29 de maio. No próximo dia 8 de julho a homenagem será entregue, durante uma sessão solene que será realizada às 18h30, na sede do legislativo municipal.

Antes de propor a moção, o vereador foi até a sede da Fator MT conhecer o projeto. O trabalho iniciou ainda em setembro de 2023 e se encerra em setembro de 2024, no aniversário de 50 anos de Sinop. Ao longo desse um ano a empresa está produzindo biografias e videodocumentários de personalidades da cidade. O conteúdo irá compor uma coleção de 5 livros, um para cada década, além de um acervo na internet, chamado de “Museu Virtual”. “É um trabalho amplo, que eu achei muito interessante por se tratar de histórias de pioneiros. Eu tenho o máximo respeito àqueles que desbravaram a cidade, muitos dos quais sofreram muito nos primeiros anos, e por isso me entusiasmei em ver a história da cidade sendo contada desta forma”, justificou o vereador em sua fala na tribuna.

Luciano Monteiro, diretor geral e fundador da Fator MT, interpreta a iniciativa da Câmara de Sinop como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido há mais de um ano, envolvendo jornalistas, pesquisadores, editores, videomakers, artistas plásticos, entre outros. “A ideia de celebrar os 50 anos de Sinop já estava sendo pensada há pelo menos dois anos. Foi a partir do início de 2023 que nós começamos a montar a equipe e iniciamos as pesquisas, gravações e edição do material para celebrar esta cidade. É um trabalho desenvolvido por uma equipe qualificada”, afirma Monteiro.

O jornalista José Roberto Gonçalves explica a dinâmica. “As famílias e empresas, sejam elas das mais antigas às recém-chegadas, são fundamentais na construção desta cidade e merecem ter sua história contada. Por isso, nosso trabalho é resgatar a memória de Sinop, a partir das pessoas e marcas que a construíram neste último meio século”, argumentou.

O conteúdo produzido pela Fator MT pode ser acompanhado através das suas redes sociais e pelo seu site na internet.