Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 17 de Maio de 2022

Menu

Geral

Fator MT coloca potencial econômico de Sinop na vitrine

Projeto prevê a produção de uma trilogia sobre a cidade que se concluirá no aniversário de 50 anos

Plataforma multimídia | 01 de Abril de 2022 as 19h 22min
Fonte: Jamerson Miléski

Foto: GC Notícias

Sinop é o novo alvo da Fator MT. A Revista Multiplataforma que percorre os 15 municípios de Mato Grosso com maior índice de desenvolvimento está elaborando uma trilogia para cidade de Sinop. O projeto prevê o lançamento de 3 edições, sendo a última em 2024, fechando a celebração de 50 anos de fundação do município.

A primeira edição dessa trilogia já está em curso e deve ser concluída em maio, com a publicação da versão impressa. Diferente das demais revistas, a Fator MT aposta na criação de conteúdo para as plataformas digitais, de forma bastante integrada com as redes sociais. Além dos textos e fotos, a revista digital produz reportagens em vídeo, infográficos e mapas interativos, aproveitando dos recursos tecnológicos para reportar com mais clareza a revolução econômica experimentada por estes municípios de Mato Grosso.

É o que explica o diretor e fundador da Fator MT, Luciano Monteiro. “Percorrendo algumas regiões de Mato Grosso nos deparamos com cenários que não vemos em outros locais do país. Economia forte, um crescimento e desenvolvimento em escalas invejáveis. Há uma riqueza, de poder econômico, mas também de cultura e histórias que merecem receber destaque. E nesse sentido, Sinop talvez seja o maior expoente entre todos os municípios. A cidade está nitidamente em outro nível”, comentou o empresário que encabeça o projeto.

Ao longo de 3 meses a equipe da Fator MT fará sua pesquisa, colecionando dados e informações da cidade de Sinop. Nessa primeira edição, explica Luciano, a proposta é fazer um diagnóstico socioeconômico completo do município, capaz de apontar os fatores envolvidos na efervescência econômica que é Sinop. “Indicadores oficiais, como o IBGE, não acompanham a velocidade de crescimento de cidades como Sinop. O que fazemos com a Revista Fator MT é cruzar diferentes dados oficiais com informações coletadas junto às empresas e instituições para mostrar um cenário que seja mais próximo do que é a realidade”, pontua Luciano.

O levantamento da Fator MT ajudará a responder, por exemplo, quantos habitantes tem de fato em Sinop, qual é o volume da população acadêmica e quanto da riqueza regional converge para cidade. Essa coleção de informações norteia a produção das entrevistas, com corporações, entidades e gestores cujas atuações são um modelo vivo do indicador encontrado. “As pessoas, físicas ou jurídicas, estão por trás desse crescimento que é modelo para o mundo. É natural que elas falem sobre o que construíram”, defende o diretor da Fator MT.

Ainda falta pouco mais de um mês para a Fator MT concluir sua primeira edição da trilogia, mas Luciano já tem uma impressão sobre o momento que Sinop vive. Para ele, a cidade se recuperou de forma surpreendente dos infortúnios causados pela pandemia, está capturando a atenção de grandes investidores (locais e de fora) e vive um momento de “virada”, passando de uma cidade “média”, em termos de economia, para uma cidade grande. “Sinop está virando essa chave. A cidade já tem grandes redes, ícones do varejo nacional e marcas de alcance nacional. Passando a casa dos 200 mil habitantes, com a economia forte que Sinop tem, a cidade já começa ser alvo dos grandes players nacionais e mundiais. Uma das entrevistas dessa edição é sobre uma indústria brasileira, que desenvolveu um produto que quebrou um monopólio mundial. Estamos falando de um insumo do agronegócio que tinha um único fabricante no mundo, e agora tem dois. Encontramos o diretor dessa empresa aqui em Sinop, estabelecendo negócios aqui, apresentando o produto. Na semana seguinte a mesma pessoa estava apresentando seu produto em uma feira nos Estados Unidos. Esse é o fenômeno de Sinop. A cidade desperta interesse de quem é capaz de vender para o mundo”, avalia o empresário.

É com essa linha e visão editorial que a Fator MT abordará a cidade de Sinop. O conteúdo nas plataforma digitais já está sendo lançado. O conteúdo é abrigado na internet no site www.fatormt.com.br e lançamentos diários são feitos através das redes sociais. No Instagran e no Facebook é @fatormt. A revista também mantém um grupo para distribuição do conteúdo no Whatsapp. Para entrar nessa lista de distribuição basta usar o QR Code abaixo.

https://www.fatormt.com.br/#

https://www.instagram.com/fatormt/

https://www.facebook.com/fatormt

 

Que Fator é esse?

A Revista Fator MT nasceu em janeiro de 2019 já com a proposta de ser um veículo de comunicação multiplataforma. O nome resume os princípios e a proposta dessa revista digital. No dicionário, Fator é explicado como motivo, razão ou causa. Em suma, o elemento responsável pelo resultado de determinada ação. Na matemática, Fator é a grandeza que descreve um número ou caractere que será multiplicado. Essa palavra de amplo espectro foi herdada pela língua portuguesa do latim: factor, ōris é a expressão utilizada para descrever “aquele que faz”. “Ação, razão, intencionalidade e multiplicação. Esse conjunto de sinônimos exprime a proatividade das pessoas e negócios de Mato Grosso. É um povo que faz. Nós acreditamos que esse é o Fator determinante da pujança desse Estado”, afirma Luciano.

Além do conteúdo na internet, cada edição da Fator MT é finalizada com uma versão impressa, que acaba assumindo a função de “portfolio” material das cidades por onde passa. Até o momento a Fator MT já realizou 7 edições em diferentes municípios e regiões de Mato Grosso, sempre mostrando qual é o “fator”.