Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Domingo 04 de Maio de 2025

Menu

Sinop

Fasipe se torna Centro Universitário

Geral | 29 de Janeiro de 2020 as 10h 37min
Fonte: Redação

Foto: Real TV

O lançamento da UNIFASIPE - Centro Universitário Fasipe, aconteceu ontem (28), no Centro de Eventos DMD, em Sinop.

A faculdade foi credenciada em sua nova organização acadêmica pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) por meio da Portaria nº 1.972/2019, como Centro Universitário, publicado no Diário Oficial da União no dia 11 de novembro de 2019. Sendo que as instituições de ensino superior no Brasil são credenciadas em três níveis como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades. Cada um dos níveis de organização acadêmica implica atribuições, compromissos, graus de autonomia e vantagens diferentes.

A instituição de ensino que nasceu em Sinop, em uma sala alugada, agora deixa o título de “faculdade” para se tornar um Centro Universitário. A Fasipe foi fundada no ano de 2002 pelo empresário e educador Deivison Pinto. Quase 17 anos depois a instituição atinge o posto de Centro Universitário – um antes de ser consolidada como “Universidade”, patamar máximo da educação superior no Brasil.

Como Centro Universitário, a Fasipe passa ter autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de educação superior. A instituição também passa ter liberdade para emissão de diplomas de conclusão de curso.

Para uma faculdade ser elevada à Centro Universitário é preciso cumprir uma série de requisitos. A instituição precisa demonstrar condições econômicas, financeiras e estruturais elevadas, bom desempenho nos cursos que oferece e um quadro de professores estável e com formação elevada.

Quanto aos cursos, a Fasipe detém conceito 5 (máximo), expedido pelo MEC – o que cumpre a exigência. Os centros universitários também precisam ter um quinto do corpo docente contratado em tempo integral. Um terço do corpo docente, obrigatoriamente, deve possuir mestrado ou doutorado.

A candidata a Centro Universitário precisa ter 8 cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório na avaliação externa in loco realizada pelo Inep. A instituição também deve possuir programa de extensão institucionalizado nas áreas de graduação que oferece, programa de iniciação científica orientado por doutores ou mestres e não terem sido penalizadas em decorrência de processo administrativo de supervisão nos últimos dois anos.

Para atingir o patamar de Centro Universitário, a Fasipe teve que manter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, mantendo uma estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais.

O Grupo Fasipe Educacional hoje está presente em Sinop com duas unidades, Unifasipe Florença e Unifasipe Aquarela das Artes, em Cuiabá com a Faculdade Fasipe CPA.