Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 03 de Março de 2024

Menu

Fomentas Mining Company

Extração de ouro é 100% realizada sem uso de mercúrio nas mineradoras do grupo

De acordo com o CEO da Fomentas, Valdinei Mauro de Souza, técnica de lixiviação engloba qualidade, segurança e preservação ao meio ambiente

Geral | 06 de Dezembro de 2023 as 14h 43min
Fonte: Antonielle Costa - Assessoria

Foto: Divulgação

A extração do ouro sem a utilização de mercúrio é uma realidade nas plantas mineradoras que integram a Fomentas Mining Company, desde julho de 2022.

De acordo com o CEO da Fomentas, Valdinei Mauro de Souza, isso foi possível por meio da implantação e instalação do Reator de Lixiviação InLine (ILR), um sistema de lixiviação automatizado de alto desempenho projetado para recuperar ouro de concentrados.

Além disso, o sistema é conhecido por suas altas taxas de recuperação do minério.

Nesse processo, utiliza-se o cianeto para extrair o ouro e nada vai parar no meio ambiente. O cianeto é reutilizado e quando não dá para mais ser reaproveitado ele é destruído.

“Somos os primeiros da baixada cuiabana a eliminar o mercúrio do processo de extração do ouro, demonstrando nossa responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. Um grande investimento em tecnologia e já caminhamos para o segundo ano sem colocar uma grama sequer de mercúrio em nossas operações”, destacou.

Dentre os principais benefícios estão: alta recuperação do minério que pode chegar a 98%, uma vez que ouro fino é capturado dentro do sistema e lixiviado; alta segurança pois os operadores não lidam com os concentrados de ouro, já que o manuseio de produtos químicos do ILR é automatizado e importantes parâmetros de lixiviação são controlados eletronicamente.

Facilidade na instalação, pois o sistema completo pode ser adaptado a qualquer circuito sem os problemas de alta adição de água, peneiramento e altura da cabeça, podendo sentar-se ao lado da Planta de Beneficiamento, e devolverá o rejeito ao circuito.

Além da preservação ao meio ambiente, já que nada é descartado na natureza.

 

Laboratório de Processo

A Fomentas Mining Company implantou ainda um Laboratório de Processo para desenvolver os procedimentos operacionais do novo método de extração e operacionalizar o sistema ILR, bem como treinar a equipe do setor.

O laboratório é de suma importância para os ajustes operacionais, como Consumo de Reagentes, Tempo de Lixiviação, Tempo de Eletrodeposição, Saturação da Solução, Monitoramento de Contaminantes no Circuito e Descarte dos Rejeitos.