Fomentas Mining Company
Extração de ouro é 100% realizada sem uso de mercúrio nas mineradoras do grupo
De acordo com o CEO da Fomentas, Valdinei Mauro de Souza, técnica de lixiviação engloba qualidade, segurança e preservação ao meio ambiente
Geral | 06 de Dezembro de 2023 as 14h 43min
Fonte: Antonielle Costa - Assessoria
A extração do ouro sem a utilização de mercúrio é uma realidade nas plantas mineradoras que integram a Fomentas Mining Company, desde julho de 2022.
De acordo com o CEO da Fomentas, Valdinei Mauro de Souza, isso foi possível por meio da implantação e instalação do Reator de Lixiviação InLine (ILR), um sistema de lixiviação automatizado de alto desempenho projetado para recuperar ouro de concentrados.
Além disso, o sistema é conhecido por suas altas taxas de recuperação do minério.
Nesse processo, utiliza-se o cianeto para extrair o ouro e nada vai parar no meio ambiente. O cianeto é reutilizado e quando não dá para mais ser reaproveitado ele é destruído.
“Somos os primeiros da baixada cuiabana a eliminar o mercúrio do processo de extração do ouro, demonstrando nossa responsabilidade e compromisso com o meio ambiente. Um grande investimento em tecnologia e já caminhamos para o segundo ano sem colocar uma grama sequer de mercúrio em nossas operações”, destacou.
Dentre os principais benefícios estão: alta recuperação do minério que pode chegar a 98%, uma vez que ouro fino é capturado dentro do sistema e lixiviado; alta segurança pois os operadores não lidam com os concentrados de ouro, já que o manuseio de produtos químicos do ILR é automatizado e importantes parâmetros de lixiviação são controlados eletronicamente.
Facilidade na instalação, pois o sistema completo pode ser adaptado a qualquer circuito sem os problemas de alta adição de água, peneiramento e altura da cabeça, podendo sentar-se ao lado da Planta de Beneficiamento, e devolverá o rejeito ao circuito.
Além da preservação ao meio ambiente, já que nada é descartado na natureza.
Laboratório de Processo
A Fomentas Mining Company implantou ainda um Laboratório de Processo para desenvolver os procedimentos operacionais do novo método de extração e operacionalizar o sistema ILR, bem como treinar a equipe do setor.
O laboratório é de suma importância para os ajustes operacionais, como Consumo de Reagentes, Tempo de Lixiviação, Tempo de Eletrodeposição, Saturação da Solução, Monitoramento de Contaminantes no Circuito e Descarte dos Rejeitos.
Notícias dos Poderes
Adolescentes de 16 e 17 anos morrem após caírem de prédio; polícia investiga suicídio
18 de Janeiro de 2025 as 12h58Presidente da Câmara de Sorriso, vereador Gerson Bicego morre após complicações de AVC
Gerson Bicego passou mal dentro do carro que dirigia, na última quinta-feira (16)
18 de Janeiro de 2025 as 12h37A partir de abril, Aeroporto Internacional de Cuiabá terá novos voos diretos da Gol para o Rio de Janeiro
18 de Janeiro de 2025 as 12h34Cabeleireira morre engasgada ao comer pedaço de maçã
O marido da profissional teria tentado executar manobras de salvamento, mas, infelizmente, sem sucesso.
17 de Janeiro de 2025 as 19h56Homem de 53 anos é encontrado morto em represa no interior de MT
Segundo a Polícia Civil, desaparecimento da vítima havia sido comunicado por seu irmão há alguns dias.
17 de Janeiro de 2025 as 19h40Vigilância Sanitária atesta qualidade da Água Kanindé
17 de Janeiro de 2025 as 17h41Empresária de 56 anos morre ao se engasgar comendo maçã no interior de MT
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 15h24Suprema Corte dos EUA rejeita recurso do TikTok, que pode ser banido
Medida surge após alertas do governo Biden de que o aplicativo representa "grave" ameaça à segurança nacional por causa de seus laços com a China
17 de Janeiro de 2025 as 12h26