Produto exportado
Exportações de madeira nativa de MT enfrentam burocracia nos portos e setor pede apoio da CNI
Contêineres chegam a ficar mais de 4 meses parados nos portos do Sul para embarcar
Geral | 05 de Fevereiro de 2024 as 16h 22min
Fonte: O documento

O setor de base florestal brasileiro, representado pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), solicitou o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para resolver as dificuldades burocráticas que prejudicam as exportações de madeira nativa do país. Em alguns casos, os contêineres ficam mais de 4 meses parados nos portos do Sul para embarcar.
O presidente do Fórum, Frank Rogieri, que também é vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), fez o pedido durante a 1ª reunião ordinária da Fiemt, realizada na sexta-feira (2).
“Mato Grosso é um dos principais produtores de madeira nativa e responde por apenas 2,7% do produto exportado pelo estado. Podemos aumentar esse percentual se superarmos a burocracia e, por isso, contamos com o apoio da CNI para restabelecer a normalidade das exportações nos portos brasileiros”, enfatizou Rogieri. O pedido inclui a busca por um diálogo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).
Rogieri destacou que a situação tem gerado grandes prejuízos para as empresas brasileiras, que sofrem com a demora na liberação da mercadoria vendida. “Essa barreira, além dos problemas que já citamos, acarreta custos altíssimos de armazenamento para as empresas, além do prejuízo para o fluxo de caixa das empresas que não podem esperar tanto tempo para receber pela mercadoria vendida”.
Uma opção para acelerar as exportações de toda a região Norte, segundo Frank, é o uso do Porto Seco, em Cuiabá, que atenderia estados como Acre e Rondônia. “Seria uma alternativa muito mais rápida e eficiente. Estamos esperando até 4 meses pela liberação dos contêineres nos portos do Sul do Brasil. Essa barreira nas exportações atrapalha e prejudica as vendas e afeta negativamente o mercado interno”.
Notícias dos Poderes
Vice-prefeito articula com ministro novas UBSs para fortalecer rede da atenção primária de Sinop
17 de Setembro de 2025 as 15h47Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico
17 de Setembro de 2025 as 15h27Prefeito sanciona lei que proíbe atletas trans em competições esportivas femininas em Cuiabá
17 de Setembro de 2025 as 15h09Aluno de 12 anos de escola militar morre após parada cardíaca
Ele passou mal e foi levado ao Hospital Regional, mas não resistiu e morreu em Alta Floresta
17 de Setembro de 2025 as 12h36Médico de Mato Grosso morre em queda de avião monomotor no Pantanal de Mato Grosso do Sul
16 de Setembro de 2025 as 17h05MPMT requer plano de descomissionamento da UHE Colíder
Desde agosto a usina entrou em estado de
16 de Setembro de 2025 as 17h00Preço dos alimentos em Sinop cai pelo 3º mês consecutivo
Cesta básica em queda volta a ter o mesmo custo que em outubro de 2024
16 de Setembro de 2025 as 16h16ChatGPT poderá avisar polícia se adolescente estiver com ideias suicidas, diz OpenAI
Medida faz parte de um pacote de proteção para menores de 18 anos. A empresa também vai implementar verificação de idade e ferramentas de controle parental
16 de Setembro de 2025 as 15h16