Saúde
Exames pedidos por médicos particulares poderão ser feitos no SUS
Esse é o teor do projeto de lei proposto por Chitolina e aprovado pela Câmara
Geral | 28 de Julho de 2020 as 18h 22min
Fonte: Redação com assessoria

O paciente faz a consulta em um médico particular, caso precise de exames, poderá recorrer ao SUS. Esse é o teor do projeto de lei apresentado pelo vereador de Sinop, Luciano Chitolina (DEM), aprovado em primeira e única votação na sessão dessa segunda-feira (27). Hoje, quando um paciente que iniciou a investigação médica pela rede privada eprecisa recorrer ao SUS para fazer exames, uma nova consulta na rede pública é exigida.
Para Chitolina, essa exigência aumenta ainda mais a fila do atendimento e faz com que os cofres públicos tenham uma despesa desnecessária. “O paciente já tirou do bolso para se consultar com um especialista. Não há razão para ele ter que ser consultado novamente”, pontuou o vereador.
Chitolina argumentou que o SUS está sobrecarregado, o que faz algumas pessoas a pagar ter acesso a uma consulta especializada. “Depois de pagar a consulta, vem os pedidos de exames e as poucas reservas [financeiras] das pessoas já não existem mais. Foi pensando em casos assim que elaboramos esse projeto”, explicou Chitolina. “Nosso objetivo é garantir que a população, seja atendida pela rede pública mesmo se iniciou o atendimento pela rede privada”, completou.
O projeto recebeu parecer contrário da Comissão Permanente de Justiça e Redação (CRJ) e da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Saúde e Seguridade Social, mas os pareceres foram derrubados por 8 votos, o que deu legalidade à tramitação da matéria. Desta forma a proposta foi posta em votação e aprovada por unanimidade entre os parlamentares, em primeira e única votação e agora ele segue para sanção da prefeita.
Notícias dos Poderes
STJ nega levar médica a júri popular por morte de verdureiro em Cuiabá
10 de Maio de 2025 as 18h47Sinop: Mulher morre atropelada por carreta
10 de Maio de 2025 as 11h44Inquérito sobre relação de lobista de MT e ministro é arquivado
ndreson de Oliveira Gonçalves é investigado em operação sobre suposta venda de sentenças
09 de Maio de 2025 as 16h26Mato Grosso completa hoje 277 anos
09 de Maio de 2025 as 16h02Escolhida Rainha da Exponorte 2025
09 de Maio de 2025 as 15h22Eleição da presidência do TRE/MT é anulada
TSE afirmou que resultado viola a lei da Magistratura
09 de Maio de 2025 as 13h24Usina de trituração de pneus é flagrada furtando energia
A ligação feita na rede de alta tensão de forma irregular colocava a vida de pessoas e animais em risco
09 de Maio de 2025 as 13h19TCE-MT dá 15 dias para Governo do Estado explicar situação dos consignados e anuncia auditoria
Entre as informações requeridas estão a relação nominal dos servidores com descontos em folha e a identificação das instituições financeiras autorizadas a operar no estado
09 de Maio de 2025 as 12h21