Carnaval
Ex-vocalista tenta prejudicar show da sua antiga banda em Sinop
Separados desde 2014, vocalista e banda reivindicam propriedade do grupo
Geral | 24 de Fevereiro de 2020 as 16h 37min
Fonte: Jamerson Miléski

“A Banda Gasparzinho não tem show marcado para Sinop no dia 22 de fevereiro”. Esse foi o teor da mensagem enviada pela assessoria de imprensa ao GC Notícias na sexta-feira (21). Ao invés disso, “Gasparzinho” iria tocar no carnaval na cidade de Balsas, no Maranhão. Enquanto isso, o Carnaval Pilantras 2020 – o mais tradicional da cidade de Sinop - anunciava em suas redes sociais um show da Banda Gasparzinho, para noite de sábado.
Os dois shows aconteceram, simultaneamente. O carnaval do Pilantras em Sinop teve a Banda Gasparzinho. A festa em Balsas (MA), também. Essa não é uma história sobre o poder sobrenatural desse fantasma estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas sim sobre quem é o “falecido” e quem continua vivo.
A mensagem de alerta endereçada ao GC Notícias foi enviada pela assessoria de imprensa contratada pelo cantor Netto. No e-mail enviado, Netto se identificava como vocalista “único e exclusivo” da banda Gasparzinho. Junto da mensagem, haviam cópia dos processos de registro de propriedade da marca, junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – órgão que faz o registro de patentes e marcas.
O e-mail afirmava ainda que tal situação já havia ocorrido em outras cidades, acusando outros grupos musicais de utilizar a sua identidade artística.
Já a assessoria de imprensa do Carnaval Pilantras afirmava que o show iria acontecer e que não seria com o “Gasparzinho Fake”. O contrato para show, no entanto, havia sido firmado com uma terceira empresa, que ficou a cargo de contratar a banda. O GC Notícias teve acesso ao documento, que em nenhum trecho estabelece quem seriam os artistas da banda que estariam em Sinop.
Checando os documentos apresentados pela assessoria do cantor Netto – que afirma ser dono da marca “Banda Gasparzinho” – junto ao site do INPI, ficou claro que os pedidos de registro ainda não foram aprovados. Uma busca completa revelou que existem 3 processos diferentes buscando o registro da marca “Banda Gasparzinho”, no INPI.
Um deles é da Produtora X Ltda EPP, ao qual está vinculada ao Cantor Netto. O segundo é da RDR Promoções e Eventos Ltda ME, apresentado em 2014. A última é em nome de uma pessoa física: José Carlos dos Santos, do ano de 2013. Nesses últimos dois processos os pedidos foram indeferidos.
O pedido da Produtora X Ltda foi apresentado em janeiro desse ano e, como tal, ainda não teve tempo de ser avaliado. Possivelmente será indeferido, uma vez que o autor da marca Gasparzinho é Walt Disney Corporation – empresa americana criadora do “fantasminha camarada”.
Separação que pariu os fantasmas
Em 2013, a Banda Gasparzinho começou a ganhar projeção com a música “Via no Cavalinho, vai”. Foi considerada banda destaque no verão daquele ano em Minas Gerais.
Em 2015, Netto deixou a banda para investir na carreira solo, com a produtora Sampa Produções. Ele se apresentava como Netto Gaspariznho, o “Rei da Arrochadeira”.
A banda “abandonada” por Netto, chamou Mr. Bryan – que até então era vocal da banda “Arrocha Rajadão” – para assumir o microfone. Fato a parte: na época o dono do “Arrocha Rajadão” acusou Bryan de abandono de emprego.
Bryan continua como vocalista da Banda Gasparzinho, que apesar do ex-vocalista não concordar, continua utilizando o nome do fantasminha boa praça. Foi com Bryan cantando que a banda fez uma “turnê” nos Estados Unidos em 2016.
As artes utilizadas pelo Carnaval do Pilantras para divulgar o evento estampavam o cantor Bryan para representar a Banda Gasparzinho.
Notícias dos Poderes
Sinop recebe lançamento do McDia Feliz 2025 com apoio da AACCMT
21 de Julho de 2025 as 22h55Inpasa lança ação com mais de 200 vagas; todas também disponíveis para pessoas com deficiência
21 de Julho de 2025 as 19h50À frente da Prefeitura de Sorriso, Acacio Ambrosini ganha projeção entre as principais lideranças políticas
21 de Julho de 2025 as 16h49OAB inicia seleção de nomes para vaga de desembargador no TJMT
Edital prevê formação de lista sêxtuplal; nomes cotados já circulam no meio jurídico.
21 de Julho de 2025 as 16h42Infrações aumentam 208% nas rodovias estaduais e mais de 50 mil condutores são notificados
21 de Julho de 2025 as 15h25Obra da nova Prefeitura de Sinop avança e chega a 8% de execução
21 de Julho de 2025 as 15h05Dias começam frescos, mas esquentam durante a tarde em todo o Estado
21 de Julho de 2025 as 14h47Caminhoneiros discutem possibilidade de nova paralisação após operação contra Bolsonaro
Movimento divide opiniões entre lideranças da categoria; reunião com parlamentares e setor do agronegócio ocorre nesta segunda (21)
21 de Julho de 2025 as 14h35