Geral
Ex-secretário de Saúde entrega esquema político de Emanuel Pinheiro para contratar indicações de vereadores
O ex-secretário Huark Correia foi quem delatou o esquema de contratação de servidores temporários para uso político; Huark foi preso duas vezes por irregularidades na Saúde
Política | 19 de Outubro de 2021 as 10h 06min
Fonte: Júlia Munhoz

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá Huark Correia foi quem entregou ao Ministério Público, as informações que resultaram na operação Capistrum, deflagrada desta terça-feira (19.10), que resultou no afastamento do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e a primeira-dama Márcia Pinheiro. Segundo ele, foram contratados 250 servidores temporários para uso de interesse político do emedebista.
Conforme a decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva, foram cumpridos mandados de busca na casa de Emanuel, no bairro Jardim das Américas, e na Prefeitura de Cuiabá. O foco da ação seriam documentos, computadores e celulares.
Segundo o Ministério Público, os alvos da ação integram uma organização criminosa voltada a contratação temporária de servidores públicos, para atender interesse político do prefeito Emanuel Pinheiro, ainda em 2018, no primeiro mandato do emedebista.
O ex-secretário foi afastado do cargo em dezembro de 2018, após pedido do Ministério Público Federal. Depois disso, celebrou acordo de não persecução cível e confirmou todo o esquema ao Ministério Público Estadual.
Dias depois do afastamento Huark foi preso duas vezes, uma em dezembro de 2018, após a deflagração da segunda fase da 'Operação Sangria' e a outra em março de 2019 após desdobramentos da mesma operação.
“Huark Correia disse ainda que, no período de sua gestão, a Secretaria de Saúde de Cuiabá teria contratado 250 servidores temporários, cuja contratação, em sua maioria teria sido realizada para atender interesses políticos do prefeito Emanuel Pinheiro; e que o próprio prefeito teria dito ao acordante que as referidas contratações seriam um “canhão político”. Que eram levadas a cabo por indicação política, principalmente dos vereadores, que visavam retribuir a compra de apoio político; esclarecendo, também, que muitas contratações eram realizadas sem necessidade e envolviam pessoas que não tinham formação profissional para o cargo que desempenhavam, causando prejuízo ao erário”.
Notícias dos Poderes
Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49Piloto de motocross morre em queda ao saltar rampa em campeonato
Acidente foi registrando durante transmissão ao vivo
27 de Junho de 2022 as 16h20Motociclista morre em acidente com carreta na BR-070
Condutor do veículo de carga não se feriu e recusou atendimento médico
27 de Junho de 2022 as 16h14Procon Sinop migra para sistema ProConsumidor
Plataforma traz mais agilidade nos atendimentos
27 de Junho de 2022 as 11h27Estrada Claudete é levantada e recuperada com avanço do Programa Arranca Safra
27 de Junho de 2022 as 11h18Sorriso: trabalhador morre após ser atingido por carregamento de tijolos
Acidente de trabalho ocorreu em uma obra no bairro Alphaville
26 de Junho de 2022 as 19h31Politec alerta estudantes que irão prestar provas do IFMT sobre prazo para emissão de RG
Atualmente, prazo de confecção do documento é de 30 a 40 dias; Carteira de identidade é indispensável no processo seletivo
25 de Junho de 2022 as 13h53Vai faltar água em alguns bairros de Sinop
A interrupção irá acontecer no domingo das 8:00h às 20:00h
24 de Junho de 2022 as 18h28