Geral
Ex-diretor do SAAES vai ocupar um cargo na AGER
Durante a aprovação da nomeação, vereadores criticaram a inércia da Agência de Regulação
Sinop | 16 de Maio de 2022 as 17h 07min
Fonte: Jamerson Miléski

Um nome conhecido da gestão pública é o novo diretor técnico operacional da AGER (Agência Reguladora de Sinop). Valdir Sartorello foi indicado pelo prefeito de Sinop para ocupar o cargo. A Câmara de vereadores aprovou a nomeação na sessão desta segunda-feira (16). A votação foi extra pauta, em primeira e única, com aprovação por unanimidade.
Sartorello ocupa cargos no funcionalismo público há mais de 3 décadas. Foi vereador por Sinop em 2001 e depois novamente em 2008. Em 2002 foi nomeado Secretário Adjunto de Transportes do Estado de Mato Grosso e em 2005 foi Secretário de Trânsito de Sinop. Sartorello foi diretor do extinto SAAES (Serviço Autônomo de Águas e Esgoto de Sinop), autarquia que prestava os serviços de saneamento antes de serem transmitidos para iniciativa privada mediante concessão. O novo indicado da Ager ocupou ainda outros cargos comissionados, na Câmara de vereadores e na Ciretran.
O posto de diretor técnico operacional é um dos 5 cargos comissionados que existem no organograma da Ager. O cargo estava sendo ocupado por Ícaro Severo, que assumiu a função em setembro de 2021. Severo pediu o desligamento, o que exigiu uma nova nomeação.
Como manda o rito, a Câmara sabatinou o indicado pelo prefeito e votou a nomeação. Durante a votação, os vereadores criticaram a falta de atuação da agência. O vereador Ademir Bortoli voltou a afirmar que a Ager é um “cabide de emprego” – fala que já havia sido dita por ele em outubro do ano passado. “Nunca funcionou, nunca fiscalizou. A Ager nunca se mexeu, nunca fez nada para que o serviço melhorasse para população”, declarou Bortoli. “Nós acreditamos Valdir que você vai chegar lá na Ager e mudar o pensamento que nós temos, de que a Ager não funciona e que foi criada para ser um cabide de emprego”, completou o vereador.
O vereador Celsinho do Sopão disse que a Ager é uma “bomba-relógio” e que cabe à Sartorello desarmar e sair vitorioso ou deixar explodir em sua mão. “Pra que serve a Ager se não regula nada, não resolve nada? Você será cobrado Valdir”, avisou.
A Ager conta com 11 funcionários em seu quadro, sendo 6 cargos efetivos (concursados) e 5 nomeados. Destes, 2 são ocupados por servidores de carreira. O cargo de Diretor Técnico Operacional, que será ocupado por Sartorello, tem um salário de R$ 6 mil. A lei municipal fixa um mandato de 2 anos para os cargos de diretores da Ager.
Em setembro desse ano encerra o mandato de Márcia Hernandorena, atual diretora presidente da Ager.
Notícias dos Poderes
Juíza determina que arrendatários deixem área indígena até o início de julho
Indígenas fazem alerta para falta de alimentação e medicamentos
28 de Junho de 2022 as 17h48Audiência LGBTQIA+ é cancelada e vereadora convoca reunião no gramado da Câmara
Evento foi marcado para discutir políticas públicas direcionadas a diversidade
28 de Junho de 2022 as 16h45Composteira artesanal de folhas secas é uma opção sustentável para evitar queimadas urbanas
28 de Junho de 2022 as 11h35Trabalhador morre soterrado em silo de grãos em Sinop
Vítima morreu ainda no local
28 de Junho de 2022 as 09h48Índice de infestação do mosquito cai na estiagem, mas Saúde mantém alerta
27 de Junho de 2022 as 18h29Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
Interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita, de 28 a 30 de junho, nas unidades dos 29 municípios do Estado
27 de Junho de 2022 as 16h49Piloto de motocross morre em queda ao saltar rampa em campeonato
Acidente foi registrando durante transmissão ao vivo
27 de Junho de 2022 as 16h20Motociclista morre em acidente com carreta na BR-070
Condutor do veículo de carga não se feriu e recusou atendimento médico
27 de Junho de 2022 as 16h14