Executado
Ex-delegado-geral considerado inimigo do PCC é morto a tiros em SP
Geral | 16 de Setembro de 2025 as 08h 30min
Fonte: CNN Brasil

Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo e apontado como um dos principais ‘inimigos’ do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi morto a tiros nesta segunda-feira, 15, na Praia Grande, no litoral paulista. Atualmente, ele atuava como secretário da Administração do município.
Segundo informações preliminares, Ruy Ferraz Fontes dirigia um Fiat Argo preto quando passou a ser perseguido por criminosos em uma SUV preta. O carro do ex-delegado colidiu com um ônibus e foi alcançado pelos criminosos, que desceram do veículo e dispararam contra ele.
Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 18h20, na avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas, na Vila Caiçara. O Samu confirmou o óbito de Fontes ainda no local do incidente. Equipes da Rota foram enviadas ao litoral na mesma noite para reforçar as investigações.
Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol do Brasil) manifesta pesar e consternação com a execução e prestou solidariedade aos familiares e colegas de profissão do ex-delegado.
“Trata-se de uma tragédia de proporções inenarráveis, que atinge não apenas a Polícia Civil, mas toda a sociedade brasileira, pois cala uma voz firme e comprometida com a lei, a justiça e a proteção da cidadania. Sua dedicação, coragem e os enormes prejuízos impostos às organizações criminosas fizeram dele alvo da violência que sempre combateu com bravura”, diz o comunicado.
A Secretaria da Segurança Pública também lamentou a morte, chamando o caso de um “atentado”. “Ruy dedicou mais de 40 anos à Polícia Civil de São Paulo. Estava atualmente licenciado da instituição, exercendo a função de secretário de Administração em Praia Grande. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de destaque, como Delegado Geral de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, além de ter atuado em unidades como o Deic, Denarc e DHPP”, afirmou a pasta.
“Policiais militares atenderam rapidamente à ocorrência e localizaram o veículo utilizado pelos criminosos. A cena foi preservada para a realização da perícia, e o caso está sendo registrado na Polícia Civil. Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos”, disse a secretaria.
Notícias dos Poderes
Hacker preso em operação vazou quase 240 milhões de chaves Pix, diz polícia
Segundo a investigação, esse pode ser o maior vazamento de chaves do país
16 de Setembro de 2025 as 10h45Homem é preso após tentar matar seus dois filhos a facadas
16 de Setembro de 2025 as 09h43Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
16 de Setembro de 2025 as 07h43Cabeleireira que pichou estátua da Justiça com batom é condenada a pagar R$ 30 milhões em danos morais coletivos
Débora “do Batom” vai cumprir pena de 14 anos em casa, com tornozeleira eletrônica e restrições judiciais
16 de Setembro de 2025 as 08h15Dupla vira réu por morte de 'amigo' que tinha caso com esposa médica
16 de Setembro de 2025 as 07h25Avô e esposa são presos por maus-tratos e tortura contra duas crianças em MT
16 de Setembro de 2025 as 06h56Após denúncia, idoso é preso por amputar patas de cachorro e crimes ambientais em Cuiabá
15 de Setembro de 2025 as 17h15Bandidos invadem marcenaria e matam dono com tiro na cabeça
Dois bandidos invadiram o estabelecimento e mataram Edmar Lemes da Silva, de 31 anos
15 de Setembro de 2025 as 15h15