Mato Grosso
Estudantes da UFMT em Rondonópolis mantêm greve mesmo após anúncio de suspensão de reajuste na alimentação
Alunos reivindicam maior participação no conselho superior da universidade.
Geral | 17 de Maio de 2018 as 16h 39min
Fonte: G1 MT

Os estudantes do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis, a 741 km deSinop, continuam em greve sem previsão de término, mesmo depois que a reitoria da instituição de ensino voltar atrás e suspender o reajuste da refeição no Restaurante Unversitário (RU), de R$ 1 para R$ 5.
Acontece que os alunos também estão reivindicando mais participação no Conselho Superior da UFMT, onde são debatidos os assuntos de interesse da comunidade acadêmica.
A suspensão do reajuste no valor do restaurante universitário foi anunciada nessa terça-feira (15). A decisão ocorreu após protestos de estudantes, greve dos estudantes e ocupações em campus da instituição de Cuiabá.
A greve, decidida na semana passada, foi tomada contra a mudança na política de alimentação e cortes no orçamento da instituição.
De acordo com a UFMT, a decisão de suspensão do reajuste será até dezembro deste ano e foi encaminhada aos estudantes como forma de garantir o debate com a comunidade acadêmica.
No documento enviado pela reitoria aos comandos de greve dos estudantes e Diretório Central dos Estudantes (DCE’s) dos campus de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Araguaia e Rondonópolis, há o compromisso de construir uma nova política de alimentação a partir de 2019.
Ainda conforme a UFMT, para isso, será necessária a readequação de despesas em 2018 para garantir o funcionamento da universidade.
A realização de audiências públicas em todos os campus da universidade com a presença da reitora foi outra decisão encaminhada aos estudantes.
A UFMT afirmou que os recursos das universidades públicas destinados a despesas de custeio vêm caindo seguidamente nos últimos anos.
Outros estudantes em situação de vulnerabilidade
Notícias dos Poderes
Com 108 metros, maior roda-gigante da América Latina ficará em Mato Grosso
Estrutura é um dos atrativos que serão instalados no Parque Novo Mato Grosso, entre Cuiabá e a Chapada dos Guimarães
29 de Maio de 2025 as 00h55Médico ortopedista morre de pneumonia aos 52 anos em Cuiabá
Marcelo chegou a atuar em Brasília, mas atendia na capital cuiabana desde 2003, quando se registrou no Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT)
28 de Maio de 2025 as 20h10Mãe de bebê reborn tem 'licença-maternidade' negada e entra na Justiça na Bahia
Advogados argumentam que, embora não gestado biologicamente, o bebê reborn
29 de Maio de 2025 as 07h06