Ciência
Este é o rosto do homem cuja fé venceu um terremoto
Designer de Sinop apresenta a face de San Juan de Macias reconstruída a partir do crânio do santo
Geral | 30 de Setembro de 2015 as 10h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Era o início do século 17 quando um forte tremor de terra atingiu a cidade de Lima, no Peru. Juan de Macias, um evangelizador da Ordem dos Pregadores, se prostrou de joelhos dentro da capela do Santíssimo Rosário e começou a orar. O terremoto destruiu todo o entorno, com exceção do santuário onde estava. Assim conta o folclore da Igreja Católica peruana.
Esse teria sido um dos 3 milagres atribuídos a Juan de Macias, que foi canonizado pela igreja 3 séculos depois, em 1976. Seus ossos foram preservados dentro da estrutura que suas orações mantiveram em pé. E a partir deles, os pilares da igreja foram mais uma vez balançados. Mas o único símbolo sagrado atingido pelo abalo foi a imagem de barro do próprio Juan de Macias. A partir de agora o santo tem um novo rosto.
A nova imagem de Juan de Macias foi projetada pelo designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, a partir do crânio do santo. Os ossos estavam preservados pela igreja e foram retirados de dentro dos relicários pelo doutor em odontologia legal e especialista em antropologia forense, Paulo Miamoto. O crânio do santo passou pelo escaneamento fotográfico e foi devolvido para o relicário.
Com as imagens Cícero fez a digitalização do osso em 3D. As informações antropológicas de Miamoto sobre Juan de Macias deram a Cícero os parâmetros para reconstruir cientificamente a sua face.
O resultado foi apresentado no último domingo (26), na Basílica do Santíssimo Rosário que “tremeu”. Muitas pessoas estiveram presentes na igreja da capital peruana para ver o verdadeiro rosto do santo que devotam. A apresentação foi feita por Cícero, que explicou os procedimentos da reconstrução facial.
Juan de Macias morreu de causas naturais, aos 60 anos de idade. O designer manteve a imagem da face do santo conforme seus últimos anos de vida. O rosto espoliado pela idade é emoldurado por um cabelo grisalho baixo e uma barba curta, que conforme os registros históricos, Macias cultivava. Por fim, vestes simples de um padre que foi um peregrino evangelizador de um país pobre.
A reconstrução de Juan de Macias faz parte de um projeto idealizado pela Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal) e pelo Convento Santo Domingonomeado Sancti. Outros 2 santos tiveram suas imagens reconstruídas. A primeira foi Santa Rosa de Lima, a primeira mulher canonizada na América Latina e reconhecida como padroeira do continente, que teve sua face apresentada em agosto desse ano. O próximo e último é San Martinho de Porres, que terá sua face reconstruída apresentada em novembro.
San Juan de Macias nasceu em 1585 e que evangelizou o Peru nos idos de 1600 até sua morte em 1645. Além de “salvar” a capela do terremoto, é atribuído ao santo mais um milagre em vida: a cura de um doente com um “caso fatal” de hérnia inguinal. A igreja também reconhece um terceiro milagre após sua morte, quando uma freira chamou seu nome e viu os suprimentos de trigo e arroz “verterem” de dentro dos potes. O milagre foi narrado como a multiplicação do arroz.
Notícias dos Poderes
Adolescente de 15 anos morre em acidente com scooter elétrica
A colisão entre a motocicleta e uma caminhonete aconteceu na manhã de quinta-feira
17 de Outubro de 2025 as 20h10Servidores ativos de MT têm até 30 de novembro para realizar recadastramento obrigatório de 2025
Procedimento deve ser feito online pelos portais de Recadastramento ou do Servidor
17 de Outubro de 2025 as 17h22Raio provoca incêndio e destrói 400 fardos de algodão em fazenda de MT
Além dos bombeiros, cerca de 50 funcionários da fazenda ajudaram no controle das chamas usando maquinários agrícolas.
17 de Outubro de 2025 as 16h09Incêndio de grandes proporções atinge barracão e residência em Sinop
17 de Outubro de 2025 as 15h48PF encontra mensagem sobre suposto repasse à filha de ministro
Investigação cita Andreson Gonçalves, Roberto Zampieri e empresário Haroldo Gonçalves, da Fource
17 de Outubro de 2025 as 14h16ALMT entrega honrarias a personalidades e entidades de MT
17 de Outubro de 2025 as 14h10Como funcionava o esquema de venda de sentenças do STJ, segundo o próprio STJ
Um processo que tramitou sob relatoria da ministra Nancy Andrighi no período em que Márcio José Toledo Pinto era assessor do gabinete foi analisado em detalhes pela sindicância
17 de Outubro de 2025 as 14h00