Geral
Este é o rosto do homem cuja fé venceu um terremoto
Designer de Sinop apresenta a face de San Juan de Macias reconstruída a partir do crânio do santo
Ciência | 30 de Setembro de 2015 as 10h 01min
Fonte: Jamerson Miléski

Era o início do século 17 quando um forte tremor de terra atingiu a cidade de Lima, no Peru. Juan de Macias, um evangelizador da Ordem dos Pregadores, se prostrou de joelhos dentro da capela do Santíssimo Rosário e começou a orar. O terremoto destruiu todo o entorno, com exceção do santuário onde estava. Assim conta o folclore da Igreja Católica peruana.
Esse teria sido um dos 3 milagres atribuídos a Juan de Macias, que foi canonizado pela igreja 3 séculos depois, em 1976. Seus ossos foram preservados dentro da estrutura que suas orações mantiveram em pé. E a partir deles, os pilares da igreja foram mais uma vez balançados. Mas o único símbolo sagrado atingido pelo abalo foi a imagem de barro do próprio Juan de Macias. A partir de agora o santo tem um novo rosto.
A nova imagem de Juan de Macias foi projetada pelo designer 3D de Sinop, Cícero Moraes, a partir do crânio do santo. Os ossos estavam preservados pela igreja e foram retirados de dentro dos relicários pelo doutor em odontologia legal e especialista em antropologia forense, Paulo Miamoto. O crânio do santo passou pelo escaneamento fotográfico e foi devolvido para o relicário.
Com as imagens Cícero fez a digitalização do osso em 3D. As informações antropológicas de Miamoto sobre Juan de Macias deram a Cícero os parâmetros para reconstruir cientificamente a sua face.
O resultado foi apresentado no último domingo (26), na Basílica do Santíssimo Rosário que “tremeu”. Muitas pessoas estiveram presentes na igreja da capital peruana para ver o verdadeiro rosto do santo que devotam. A apresentação foi feita por Cícero, que explicou os procedimentos da reconstrução facial.
Juan de Macias morreu de causas naturais, aos 60 anos de idade. O designer manteve a imagem da face do santo conforme seus últimos anos de vida. O rosto espoliado pela idade é emoldurado por um cabelo grisalho baixo e uma barba curta, que conforme os registros históricos, Macias cultivava. Por fim, vestes simples de um padre que foi um peregrino evangelizador de um país pobre.
A reconstrução de Juan de Macias faz parte de um projeto idealizado pela Ebrafol (Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal) e pelo Convento Santo Domingonomeado Sancti. Outros 2 santos tiveram suas imagens reconstruídas. A primeira foi Santa Rosa de Lima, a primeira mulher canonizada na América Latina e reconhecida como padroeira do continente, que teve sua face apresentada em agosto desse ano. O próximo e último é San Martinho de Porres, que terá sua face reconstruída apresentada em novembro.
San Juan de Macias nasceu em 1585 e que evangelizou o Peru nos idos de 1600 até sua morte em 1645. Além de “salvar” a capela do terremoto, é atribuído ao santo mais um milagre em vida: a cura de um doente com um “caso fatal” de hérnia inguinal. A igreja também reconhece um terceiro milagre após sua morte, quando uma freira chamou seu nome e viu os suprimentos de trigo e arroz “verterem” de dentro dos potes. O milagre foi narrado como a multiplicação do arroz.
Notícias dos Poderes
Empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente abre canal de comunicação com vítimas
11 pessoas morreram no acidente
17 de Maio de 2022 as 19h43Diretora do Sintep e filho de 11 anos morrem em acidente
17 de Maio de 2022 as 16h23Conheça as intervenções que a prefeitura vai fazer no trânsito
Instalação de semáforos, botoneiras e mini-rotatórias prometem melhorar o fluxo
17 de Maio de 2022 as 11h37Ex-diretor do SAAES vai ocupar um cargo na AGER
Durante a aprovação da nomeação, vereadores criticaram a inércia da Agência de Regulação
16 de Maio de 2022 as 17h07Meio Ambiente promove arborização de escola infantil em Sinop
16 de Maio de 2022 as 15h32Detran-MT abre inscrições para Curso de Direção Defensiva
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de maio, pela plataforma virtual da Escola Pública de Trânsito
16 de Maio de 2022 as 11h56Último dia para pagar o IPTU com 15% de desconto à vista
Imposto também pode ser parcelado em 3x ou 6x
16 de Maio de 2022 as 09h52Campanha visa a diminuição das pessoas em situação de rua em Sinop
Campanha desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social com parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde e Trânsito
14 de Maio de 2022 as 11h16