Mais agilidade
Estado reparte funções e cria 5 novos cartórios em Sinop
Funções concentradas por 2 cartórios são divididas entre 7 serventias extrajudiciais
Geral | 14 de Outubro de 2020 as 16h 44min
Fonte: Jamerson Miléski

Os serviços concentrados por dois cartórios de Sinop serão repartidos entre 7 serventias extrajudiciais. Com isso, o município passa a ter 5 novos cartórios, mas cada um responsável por determinado tipo de procedimento ou território de atuação.
As competências de cada novo cartórios estão na lei complementar 675/2020, publicada pelo governo de Mato Grosso no Diário Oficial desta terça-feira (13). A legislação oficializa o desdobramento dos cartórios do 1º e 2º ofício de Sinop e a criação de 5 novas serventias.
O cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos da Comarca de Sinop passa a ter como atribuições e a nomenclatura de 1º Ofício de Registro de Imóveis de Primeira Circunscrição. Já o 2º Ofício do Registro Civil de Pessoas Naturais, Tabelionato de Notas, Protestos de Títulos Mercantis e Pessoas Jurídicas da Comarca de Sinop passa a ter como atribuições e a nomenclatura “1º Oficio de Registro das Pessoas Naturais de Primeira Circunscrição e Tabelionato de Notas”.
Os 5 novos cartórios criados são: o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Segunda Circunscrição; 2º Ofício de Registro das Pessoas Naturais de Segunda Circunscrição e Tabelionato de Notas; Ofício de Registro de Títulos e Documentos, Pessoa Jurídica e Tabelionato de Notas; e o 1º e 2º Tabelionato de Protesto de Títulos e Documentos.
A lei estabelece um “território de atuação”. A cidade de Sinop, e também Santa Carmem, foram divididas em duas porções: a parte Norte e a parte Sul. Todos os processos relacionados à imóveis nessa porção “Norte”, ficam a cargo do 1º Ofício de Registro de Imóveis. Se os processos em questão estiverem relacionados à porção “Sul”, a competência é do 2º Ofício de Registro de Imóveis.
O mesmo vale para os dois cartórios de registro Civil: 1º Ofício com a porção Norte, 2º Ofício com a porção Sul.
Já o 1º e 2º Tabelionato de Protestos de Títulos deverão criar – e também manter a operação - de uma Central de Distribuição. Essa estrutura irá recepcionar todos os protestos e distribuir entre as duas partições.
Notícias dos Poderes
Universitária de 20 anos morre 10 dias após cirurgia plástica em Cuiabá
15 de Julho de 2025 as 21h51Consumo global de carne deve aumentar 47,9 milhões de toneladas no próximos 10 anos
Em média, o consumo per capita anual deve crescer 0,9 kg por pessoa por ano, segundo relatório da OCDE-FAO
15 de Julho de 2025 as 17h42TJ indica quatro juízes para substituírem afastados por PAD
15 de Julho de 2025 as 15h43Corpo de Bombeiros já atuou em 20 mil ocorrências de atendimento pré-hospitalar em MT
Os dados são de janeiro e junho e demonstram a crescente demanda pela prestação do serviço no Estado
15 de Julho de 2025 as 15h40Herói anônimo que cansou de esperar pelo IBAMA e salvou baleia em SC pode ser punido
Vídeo registra resgate de baleia-franca presa por três dias em rede de pesca em Palhoça (SC). Animal foi libertado com segurança após monitoramento
15 de Julho de 2025 as 15h30MT prevê receita de quase R$ 40 bi e renúncia fiscal de R$ 11 bilhões; servidores terão RGA de 4,56%
15 de Julho de 2025 as 14h57Requisitos para novas unidades de preservação ambiental em MT são questionados no STF
Argumento da PGR é de que regras do estado ofendem direito constitucional ao meio ambiente ecologicamente equilibrado
15 de Julho de 2025 as 12h20