Relação desgastada
Estado fica de fora de licitação do Parque de Chapada por conflitos com o ICMBio
A concessionária realizou nesta segunda-feira (28), o leilão e recebeu apenas uma proposta
Geral | 30 de Janeiro de 2024 as 07h 13min
Fonte: Repórter MT

O Governo de Mato Grosso não participou do leilão para concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na manhã desta segunda-feira (29), devido à situação "desgastada" entre as partes.
Por meio de nota, o Executivo explicou que luta há três anos pela estadualização do parque, mas vêm enfrentando resistência do Governo Federal e do ICMBio para poder realizar investimentos na região e fomentar o turismo no estado.
“Há 3 anos o Governo do Estado de Mato Grosso tem lutado para ter a oportunidade de fazer os investimentos no Parque de Chapada. Falamos com várias autoridades federais nesses anos, movemos ações no Tribunal de Contas da União, Justiça Federal, entre outros, sempre com o objetivo de poder investir e potencializar os atrativos naturais do parque, sem precisar cobrar tarifa elevada de até R$ 100, que está proposta na concessão”, diz nota.
"Nesse período tivemos muitos embates e sentimos muita resistência do ICMBio. O que deixou o ambiente de relacionamento desgastado. Assim, fizemos a opção de deixar que seguissem com o rumo planejado, sem participar do leilão”, segue o comunicado enviado à imprensa.
Apesar de desistir da licitação, o Executivo ressalta que continuará com os investimentos para potencializar o turismo em Mato Grosso. O Estado reforça que não desistiu da estadualização, apenas de obtê-la via licitação.
No leilão realizado na manhã desta segunda-feira, a reportagem apurou que somente uma proposta foi apresentada. Entretanto, detalhes da mesma ainda não foram divulgados, visto que a proposta só será aberta no dia 2 de fevereiro.
Batalha judicial
O edital de licitação havia sido suspenso por decisão do juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal Cível, mas, na última sexta-feira (26), a juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), anulou a decisão do magistrado e manteve a audiência para recebimento de propostas prevista para esta segunda.
Ela atendeu ao recurso do ICMBio, que alegou não ter cometido qualquer irregularidade ao retificar o edital.
No pedido, o órgão apontou ainda que a mudança realizada não teria efeito ou traria prejuízos na formulação das propostas dos interessados em participar do certame. Para a juíza, a alteração representou apenas "mera correção de erro material".
"O ato de exclusão em comento substanciou mera correção de erro material que não teve o condão de comprometer a participação isonômica das empresas interessadas em aderir ao certame em causa”, disse ela na decisão.
Notícias dos Poderes
Yale Mendes conquista 1º lugar entre os magistrados mais produtivos
06 de Dezembro de 2025 as 11h31Mulher é arremessada após colisão entre S10 e moto na contramão em MT
Ela caiu em cima da própria moto que conduzia.
06 de Dezembro de 2025 as 08h22Passageiro relata desespero em avião evacuado por princípio de incêndio
Não houve registro de feridos
06 de Dezembro de 2025 as 08h19Certidão de óbito por engano trava vida de jovem em MT
Morto a um ano
06 de Dezembro de 2025 as 08h12Mulher morre após motocicleta ser atingida por caminhão
Motorista fugiu pela mata sem prestar socorro; colega da vítima foi levada ao HMC
06 de Dezembro de 2025 as 07h50O que a usina de Sinop está fazendo com os peixes?
Cardumes transportados de caminhão, peixe com tag e ciência aplicada marcam intervenção da UHE na ictiofauna
05 de Dezembro de 2025 as 18h05Homem é encontrado morto em tanque de peixes após sair para pescar em MT
Caso é investigado pela Polícia Civil
05 de Dezembro de 2025 as 16h31Mulher desaparecida há sete meses é encontrada a 1,1 mil km de casa, em área de mata no Paraná
Goiana de 42 anos foi localizada com ajuda de drones e câmera termal. Equipe paranaense de assistência social encontrou família dela após postagem em rede social.
05 de Dezembro de 2025 as 16h13