Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Agosto de 2022

Menu

Geral

Estado enviará vacinas de acordo com pedido de municípios

Até então, os doses eram enviadas de acordo com os lotes recebidos do Ministério da Saúde

Imunização | 31 de Outubro de 2021 as 07h 28min

Conforme a nova decisão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A mudança vale para os 141 municípios de Mato Grosso e levou em contra a aprovação dos secretários municipais e da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB-MT).

Segundo o governo, a medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. "Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local", anunciou a SES.

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse que a mudança é necessária para evitar que haja perdas de imunizantes em Mato Grosso e para distribuir de forma mais efetiva as doses que chegam ao estado.

Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, a logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. "As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas", destacou.

A medida vale para todos os municípios e para todos os tipos de vacinas. Porém, com ênfase para a Pfizer por causa do curto prazo de validade. "Este imunizante tem apenas 30 dias de validade após o descongelamento”, pontuou o secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo.

A Resolução da CIB ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.