Investigação
Esquema envolvendo empresas de fachada para comercialização de madeira ilegal e tráfico de drogas é descoberto em Sinop
Empresas eram abertas em nome de
Geral | 31 de Outubro de 2024 as 10h 02min
Fonte: Redação G1-MT

Um esquema envolvendo empresas de fachadas, abertas em nome de "laranjas" para comercialização de madeira ilegal, foi descoberto em Sinop, nesta quinta-feira (31), durante a Operação Rota do Sertão da Polícia Civil.
Ao todo, são cumpridos dois mandados de prisão temporárias, seis mandados de busca e apreensão e o sequestro de 22 carretas e 4 carros avaliados em cerca de R$ 10 milhões. As medidas estão sendo cumpridas nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte e Tapurah.
Segundo a polícia, o grupo usava a cidade de Sinop como base estratégica para enviar drogas ao Nordeste, além de cargas de madeira ilegal a estados do Sudeste do país.
Durante as investigações, a equipe da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso (FICCO/MT) apreendeu 800 quilos de cocaína, na cidade de Picos (PI), quando a droga estava sendo transportada, em caminhão, para o porto de Pecém (CE).
A droga era obtida na fronteira do Brasil com a Bolívia, transportada até Sinop e depois foi transferida para outra carreta, com cargas ilegais de milho, que seguia até o Nordeste.
A prática era usada para evitar que um caminhão suspeito, recém-chegado da fronteira, fosse interceptado em deslocamento para outras regiões do país.
Crime ambiental
Segundo a Polícia Civil, uma carga de madeira transportada sem documentação ambiental regular foi apreendida em uma das abordagens realizadas em Goiânia (GO), caracterizando crime ambiental.
As empresas têm uma frota de 22 caminhões e as sedes localizadas na residência de suspeitos ou em terrenos baldios.
Notícias dos Poderes
Jornalistas e escritoras são homenageadas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Um dos destaques da noite foi o momento em que a presidente da AJEB-MT presidiu a sessão
14 de Julho de 2025 as 17h42Idosa de MT descobre que estava oficialmente morta e tem aposentadoria bloqueada por erro do INSS
A situação só foi solucionada graças a um mutirão da Justiça realizado no distrito de Santa Clara do Monte Cristo, na região de fronteira do estado, entre os dias 1º e 9 de julho de 2025
14 de Julho de 2025 as 15h40Mulher mobiliza bombeiros ao descansar à beira da rodovia em Nova Mutum: 'Só estou tomando um solzinho'
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros após verem mulher caída, mas ela estava apenas aproveitando a manhã tranquila
14 de Julho de 2025 as 15h37Morre no hospital motociclista ferido em acidente com duas motos em Sinop
14 de Julho de 2025 as 15h13Motociclista morre em grave acidente com caminhão em Sinop; condutor fugiu do local
14 de Julho de 2025 as 15h08CNJ agenda julgamento de PAD contra desembargador de MT
14 de Julho de 2025 as 11h43Após espionar ministros do STF, coronel deixa MT e vai a prisão federal
Caçadini é suspeito de matar advogado Roberto Zampieri
14 de Julho de 2025 as 11h36Hovet Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais
Hospital Veterinário do Campus Sinop oferece atendimento oftalmológico para animais de pequeno, grande porte e silvestres
14 de Julho de 2025 as 10h39