Tribunal do júri
Esposa e filhos são condenados por homicídio de produtor rural
Geral | 11 de Novembro de 2025 as 13h 36min
Fonte: Assessoria MPMT

O Tribunal do Júri da Comarca de Vera (458 km de Cuiabá) condenou Maria de Lourdes Pipper Peron, 64 anos, Adriano Peron, 41, e Diomar Peron, 37, pelo assassinato do produtor rural Adelfo Borghezan Peron, ocorrido em fevereiro de 2008. A decisão foi proferida após dois dias de julgamento, realizado na quinta (06) e sexta-feira (07). Somadas, as penas dos três réus totalizam 56 anos e 4 meses de reclusão, todas em regime fechado.
Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o crime foi cometido durante a madrugada, na Chácara Santa Maria, zona rural de Vera. A vítima, que na época tinha 50 anos, foi surpreendida enquanto dormia e recebeu três golpes de faca desferidos por Maria de Lourdes, sua esposa à época, que perfuraram o pulmão esquerdo. Ainda com vida, Adelfo foi levado pelos filhos Adriano e Diomar até um galpão da propriedade, onde foi enforcado com uma corda, provocando sua morte por asfixia mecânica.
A motivação do crime, conforme apurado, foi torpe, pois os réus discordavam da forma como Adelfo geria os negócios da família. A execução foi premeditada e cruel, com tentativa de simulação de suicídio. Todavia, a perícia descartou a hipótese de suicídio, apontando que a vítima foi atacada enquanto dormia, sem possibilidade de defesa, e que o corpo foi lavado e o local limpo para apagar vestígios.
“A motivação foi torpe, movida por interesses patrimoniais. Os réus não apenas tiraram a vida de Adelfo Peron, mas tentaram encobrir o crime com uma encenação de suicídio, o que demonstra o grau de frieza e premeditação”, destacou o promotor de Justiça Daniel Luiz dos Santos.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu todas as qualificadoras apontadas pelo Ministério Público, sendo elas: motivo torpe, asfixia e recurso que dificultou a defesa da vítima. Cada réu foi condenado a 18 anos e 8 meses de reclusão. Já Tamires Paula Tonin, nora da vítima, foi absolvida por ausência de provas suficientes de autoria.
A sentença foi proferida pelo juiz Victor Lima Pinto Coelho. Também atuaram no Júri, os promotores de Justiça Fabison Miranda Cardoso e Eduardo Antônio Ferreira Zaque, integrantes do Grupo de Atuação Especial no Tribunal do Júri (GAEJúri).
GAEJúri
O Grupo de Atuação Especial no Tribunal do Júri (GAEJúri) do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) foi criado em maio deste ano pelo procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa, por meio do Ato Administrativo Nº 1.320/2025-PGJ.
O GAEJúri presta apoio aos órgãos de execução do MPMT nos julgamentos realizados pelo Tribunal do Júri nos casos de maior complexidade, relevância social ou grande repercussão; nos locais em que houver elevado número de sessões do Tribunal do Júri agendadas para curto período, tais como mutirões e projetos especiais instituídos pelo Poder Judiciário ou pelo MPMT; e quando houver colisão de pautas entre sessões do Tribunal do Júri e outros atos inerentes às atividades regulares da unidade ministerial que não possam ser adiados.
Notícias dos Poderes
Caminhão tomba, pega fogo em rodovia e deixa dois feridos em MT
Vítimas foram socorridas pelo Samu
11 de Novembro de 2025 as 16h17Bombeiros auxiliam gestante em trabalho de parto e bebê nasce dentro de viatura em Sinop
Após os primeiros cuidados, mãe e filho foram encaminhados a uma unidade hospitalar; ambos passam bem
11 de Novembro de 2025 as 15h09Motorista passa mal e capota carro em cidade de MT
Mulher voltava para casa após o trabalho quando perdeu o controle do veículo
11 de Novembro de 2025 as 12h41Menino de 7 anos morre atropelado por caminhão de lixo em MT
Vítima foi socorrida por populares
11 de Novembro de 2025 as 12h38Inmet emite três alertas de chuva e tempestade para Mato Grosso
Avisos preveem chuva de até 50 milímetros por dia, ventos de 60 km/h risco de granizo
11 de Novembro de 2025 as 12h05PF: lobista de MT tinha 14 operadores e movimentava R$ 10 mi
Relatório da Sisamnes mostra engrenagem que teria sido adotada por ele no suposto esquema no STJ
11 de Novembro de 2025 as 11h13Piloto morre ao bater moto contra caçamba de entulho em rodovia de MT
Vítima chegou a ser socorrida com vida
11 de Novembro de 2025 as 06h28Sinop: Gestante fica ferida após colisão entre dois carros
Vítima foi socorrida pelos bombeiros
10 de Novembro de 2025 as 21h59