Geral
Espécies raras de primatas são foco de projeto para o desenvolvimento do turismo
Parceria | 17 de Março de 2022 as 15h 20min
Fonte: Assessoria Prefeitura Sinop

A Prefeitura de Sinop, desde o início da gestão, por meio do departamento de turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está fazendo um levantamento e estudos sobre a implantação de atividades ligadas ao Ecoturismo, aproveitando todas as áreas verdes de preservação e conservação do município.
A turismóloga da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Leidiane Viegas, destaca que recentemente através de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, foram descobertas novas espécies de macacos na região.
De acordo com o professor Doutor em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Mato Grosso, Gustavo Rodrigues Canale, Presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia, Sinop é um município que tem uma situação privilegiada em termos de diversidade de espécies, porque está em uma aérea de transição entre a Amazônia e o Cerrado e também por causa do Rio Tele Pires.
“O Rio Teles Pires é uma barreira geográfica para espécies, então espécies que estão na margem direita do Rio Teles Pires, são diferentes das de primatas, da margem esquerda do rio, isso torna Sinop um lugar muito especial em termos de diversidade. A gente tem dez espécies de macacos, o que é maior, por exemplo, que a diversidade de Manaus.” destacou.
O professor ressalta que os macacos-aranha estão entre os maiores macacos do Brasil, são animais muito importantes para a dispersão de sementes, para manutenção do funcionamento das florestas e ambos estão em perigo de extinção. “Dessas espécies tem algumas que podemos destacar. A gente tem o macaco-aranha da cara branca na margem direita e na margem esquerda o macaco-aranha da cara preta, então temos na margem direita, duas espécies diferentes de macacos”. O professor ainda destaca que Sinop tem dois grandes primatas brasileiros, frugívoros dispersores de sementes e em perigo de extinção, vivendo nas margens do rio Teles Pires.
O especialista realizou junto com a turismóloga, Leidiane Viegas, uma visita a duas áreas localizadas no assentamento Wesley Manoel dos Santos. A iniciativa do departamento de turismo é avaliar os locais junto com os pesquisadores da universidade, para verificar a possibilidade de criar novos pontos de observação de fauna e flora, além de orientar esses proprietários sobre como explorar seus locais de forma ecologicamente correta. “A ideia é que possamos aproveitar as áreas verdes do nosso município das mais variadas formas, seja para lazer, estudos ou contemplação. Na região de Sinop existem espécies ameaçadas de extinção, até então desconhecidas da ciência e pesquisadas pela universidade. Começar a trazer isso para perto das comunidades é muito importante, queremos trabalhar o turismo de base comunitária, auxiliando a população na produção de renda e preservando as espécies” explanou.
A intenção da universidade é dar continuidade ao trabalho de observação dos primatas na região do assentamento e o da Prefeitura é trabalhar o desenvolvimento do ecoturismo, turismo rural e de base comunitária.
Notícias dos Poderes
Politec identifica oito vítimas de acidente na BR-163
Acidente ocorreu nesta terça-feira (17.05) no km 799 da BR-163, em Sinop, envolvendo um ônibus e uma carreta
18 de Maio de 2022 as 12h05Empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente abre canal de comunicação com vítimas
11 pessoas morreram no acidente
17 de Maio de 2022 as 19h43Diretora do Sintep e filho de 11 anos morrem em acidente
17 de Maio de 2022 as 16h23Conheça as intervenções que a prefeitura vai fazer no trânsito
Instalação de semáforos, botoneiras e mini-rotatórias prometem melhorar o fluxo
17 de Maio de 2022 as 11h37Ex-diretor do SAAES vai ocupar um cargo na AGER
Durante a aprovação da nomeação, vereadores criticaram a inércia da Agência de Regulação
16 de Maio de 2022 as 17h07Meio Ambiente promove arborização de escola infantil em Sinop
16 de Maio de 2022 as 15h32Detran-MT abre inscrições para Curso de Direção Defensiva
As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de maio, pela plataforma virtual da Escola Pública de Trânsito
16 de Maio de 2022 as 11h56Último dia para pagar o IPTU com 15% de desconto à vista
Imposto também pode ser parcelado em 3x ou 6x
16 de Maio de 2022 as 09h52